Ingredientes:
- 1 cebola grande
- 1 lampreia
- 1 raminho de salsa
- 2 dentes de alho
- 200 ml de azeite
- 200 ml de vinho verde tinto
- 3 rodelas de chouriço de carne
- sal, pimenta e cravinho q.b.
Confeção:
Corte a lampreia em postas de aproximadamente 6 cm e coloque-as num recipiente com o sangue, o vinho, sal, pimenta, os dentes de alho e a salsa. Deixe o peixe a marinar no mínimo 2 horas, podendo ficar de um dia para o outro.
Deite a cebola picada, o azeite, um pouco de água, o chouriço e os a lampreia escorrida num tacho e refogue durante, pelo menos, 10 minutos.
Estando pronto o refogado, retire a lampreia para um prato e prepare o arroz, acrescentando à calda do peixe a água necessária para que o arroz fique solto.
Quando a calda estiver a ferver, deite o arroz e deixe-o cozer só até ficar malandro, isto é, cozido mas rijinho. Quando o arroz este estiver quase pronto, deite o sangue e retifique os temperos.
Junte a lampreia na altura de servir.
NOTA:
Na região do Minho, o arroz malandro é intitulado “arroz a fugir”.
Sou Francisca Pereira, uma cozinheira de renome em Curitiba, reconhecida pela minha habilidade e talento na cozinha. Iniciei minha carreira como doceira, mas minha paixão pela culinária me levou a abrir meu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos. Essa jornada de sucesso me transformou na editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilho minhas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.