Uma iguaria regional do sul do Brasil que conquistou paladares em todo o país, aprenda a preparar o delicioso arroz carreteiro de forma descomplicada! Veja receitas ideais para desfrutar em um almoço em família durante o final de semana!
Receita de Arroz de Sarrabulho (Ponte de Lima) | Cozinha Tradicional
Apesar de ser um sucesso em todas as partes do Brasil, especialmente após sua introdução pelas churrascarias pelo país, a verdadeira origem deste prato remonta aos Pampas do Sul, refletindo a rica culinária regional.
No Rio Grande do Sul, é comum encontrar o arroz carreteiro como prato principal ou como acompanhamento do famoso churrasco regional.
Destacamos que esse prato, embora tenha surgido nos pampas, também é um elemento essencial na culinária de Goiás e Mato Grosso, o prato ganhou popularidade nesses estados graças à influência dos gaúchos, embora varie um pouco na escolha da carne para seu preparo.
Uma curiosidade que explica o nome e a grande aceitação do arroz carreteiro nos pampas é que ele é preparado, originalmente, com ingredientes não perecíveis, ou seja, ingredientes que podem resistir por longos períodos sem refrigeração.
Os carreteiros eram homens que viajavam carregando mercadorias de um lugar para outro durante longos períodos, e eles precisavam se alimentar durante suas paradas, eles preparavam suas refeições com alimentos como carne de charque (carne salgada que pode ser armazenada por longos períodos).
O arroz, por ser um alimento comum em todo o Brasil e não perecível, tornava-se ideal para suportar viagens longas, assim como a carne de charque.
Dessa forma, o arroz carreteiro surgiu como uma receita associada aos comerciantes dos pampas, que transportavam mercadorias e passavam muito tempo viajando pela região sul em carretas puxadas por bois.
Durante suas paradas, esses carreteiros costumavam cozinhar a carne de charque picada junto com o arroz em uma panela de ferro, na receita tradicional, o tomate não é incluído, pois é um ingrediente perecível, sendo usada apenas cebola, assim, a receita tornou-se prática, simples e rápida de preparar.
Com o tempo, além de ganhar popularidade no estado, o prato ganhou destaque em todo o país, especialmente com a proliferação de churrascarias por todo o território nacional, embora seja uma receita popular e saborosa, o prato sofreu variações em diferentes partes do Brasil, principalmente no Nordeste e no Centro-Oeste, onde é conhecido como Maria Isabel.
No Brasil, é comum adaptar receitas às peculiaridades regionais, em alguns lugares, vemos esse prato simples ganhar um toque mais sofisticado, apesar de sua natureza deliciosa, que dispensa adornos.
Agora você conhece um pouco mais sobre essa delícia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!