Cá em casa, a aletria é um dos doces que não pode faltar na altura do Natal, embora seja apreciada à sobremesa, em qualquer altura. Esta receita de aletria, sem ovos, é a que a minha sogra faz todos os anos para a festa da consoada e a única de que o meu marido gosta. Sinceramente, também é a que mais aprecio, porque fica consistente, mas sem se tornar pesada e o facto de não levar ovos também não a torna muito enjoativa.
A aletria é servida em pratos de sobremesa, o que evita com que fique com uma altura muito grande, o que a torna ainda mais apetecível. Este ano, tomei a iniciativa de, também eu, começar a preparar a aletria e, além de ter ficado agradavelmente surpreendida com o facto de ser uma receita muito fácil de preparar, o resultado agradou-nos imenso cá em casa. Já tive de repetir a receita e voltaram a pedir-me... ;)
Desfaça os nós da aletria para cima de um pano de cozinha, tendo o cuidado de não partir a massa (ela deverá ficar solta, mas não partida, a fim de manter a textura quando o doce estiver pronto).
Coloque a água ao lume e junte o açúcar, mexendo bem.
Junte a aletria e envolva-a, de forma a que toda ela fique submersa na água. Deixe levantar fervura, sem mexer demasiado a massa.
Acrescente as cascas de limão, envolva-as bem e deixe apurar um pouco.
Quando a água começar a evaporar, vá juntando o leite morno, aos poucos.
Desligue o lume quando a massa já tiver espessado e o doce apresentar uma textura cremosa.
Deite a aletria imediatamente nos pratos, sacudindo-os um pouco para a espalhar uniformemente. Polvilhe com canela e deixe arrefecer um pouco. Reserve no frigorífico até à hora de servir.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!