Avançar para o conteúdo
Home » Uvada | Arrobe

Uvada | Arrobe

A uvada, também denominada arrobe ou arrobo, é uma compota tradicionalmente preparada nas regiões vinhateiras, durante a época das vindimas, em setembro e/ou outubro. A receita é já muito antiga e não leva açúcar nenhum, sendo feita com a redução do mosto da uva (o arrobe), antes de começar a fermentar, ao qual se junta fruta (geralmente peras, marmelos, maçãs ou peros), canela e casca de limão.

A uvada já seria feita na Idade Média, na altura sem canela, condimento disponível apenas a partir do século XVI, a preços elevadíssimos.

Há registos que apontam para dois contextos diferentes para a sua confeção em épocas passadas:

  1. No final das vindimas, em casa do patrão, sendo destacadas algumas trabalhadoras que deixavam o campo e iam para a cozinha para fazer a uvada.
  2. No decorrer da vindima, pelas famílias menos abastadas que, depois do dia de trabalho (a “jorna”), durante a noite, faziam a receita na rua ou no quintal, onde era colocado o tacho de arame sobre uma trempe e o lume de lenha.

A uvada é consumida no pão ou com frutos secos. Na região oeste, o Natal é uma das épocas do ano em que muitas famílias a colocam tradicionalmente à mesa nas suas mesas.

Bem acondicionada, a uvada tem uma duração muito longa, sendo perfeitamente consumível ao fim de dois ou três anos, altura em que pode ser comida fatiada ou cortada em cubos.

Ingredientes:

  • 1 casca de limão
  • 1 kg de maçãs (ou outra fruta da época)
  • 1 litro de [mosto] sumo de uva (preferencialmente preta)
  • 1 pau de canela
  • canela p/ polvilhar (opcional)

Confeção:

Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas.

Leve-as a cozer no sumo de uva, em lume muito brando, com o pau de canela e a casca de limão.

Deixe ferver até que a o sumo tenha reduzido a menos de metade da porção, obtendo uma pasta grossa. Enquanto o doce ferve, retire a espuma que se vai formando com a ajuda de uma escumadeira.

Deite o arrobe numa taça (tradicionalmente, usa-se uma tigela de barro) e deixe solidificar. Se desejar, polvilhe o doce com canela.

Cubra com papel vegetal embebido em aguardente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor