O toucinho do céu é um doce tradicional português, de origem conventual. Íntegra o riquíssimo legado gastronómico deixado pelas freiras beneditinas, que estiveram instaladas num mosteiro, em Murça, na região norte de Portugal, até finais do século XIX. Acredita-se mesmo que elas terão sido as criadoras da receita original deste doce, que mais tarde se popularizou por todo o país.
Dentre as inúmeras receitas de toucinho do céu, a de Murça é, a par da receita de Guimarães, uma das mais tradicionais e apreciadas. A grande diferença desta receita é que vai ao forno mas em tabuleiro retangular, enquanto a grande maioria das outras é geralmente feita numa forma redonda.
Ingredientes:
- 125 g de amêndoas
- 125 g de doce de chila
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 20 gemas
- 500 g de açúcar
- açúcar em pó p/ polvilhar
Confeção:
Pele e rale as amêndoas.
Leve o açúcar ao lume com um copo de água e deixe ferver até obter ponto de fio (a calda correr em fios, sem grande resistência ).
Junte o doce de chila e deixe ferver mais 2 a 3 minutos.
Adicione as amêndoas raladas, que devem estar bem enxutas, e leve novamente ao lume para fazer um ponto de estrada muito fraco (o fundo do tacho deve ver-se muito rapidamente).
Retire o doce do lume e, depois de arrefecer um pouco, junte as gemas, que vão a engrossar um pouco ao lume, sem que no entanto o doce ferva. Deixe arrefecer ligeiramente.
Unte e polvilhe um forma retangular. Espalhe uma colher de farinha sobre o fundo e deite nela o doce.
Polvilhe a superfície com a outra colher de farinha e leve a cozer em forno bem quente (200 a 250º C).
O toucinho do céu estará cozido quando lhe introduzir uma faca e esta sair quente e limpa. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Sacuda o excesso de farinha e corte o bolo em fatias, que em seguida polvilhará com açúcar em pó.
Foto: 24Kitchen