Este doce conventual, também conhecido como Torrão Real de Ovos ou somente Torrão de Ovos é um dos ex-libris da doçaria regional de Évora. Em termos de sabor, é qualquer coisa de divinal, sendo particularmente apreciado por quem gosta de sobremesas muito doces.
O único senão, como em qualquer iguaria da doçaria conventual, são as calorias, uma vez que leva uma grande quantidade de gemas e açúcar e amêndoa. Além destes ingredientes muito presentes na doçaria conventual, o Torrão Real também leva natas, que o tornam ainda mais calórico. Mas o sabor compensa em larga escala o peso na balança… 😉
Ingredientes:
Para 10 pessoas
- 125 g de amêndoa pelada e moída
- 15 gemas
- 150 ml de natas
- 250 ml de água
- 500 g de açúcar
- canela em pó q.b.
Confeção:
Leve o açúcar e a água ao lume, deixando ferver até atingir o ponto de espadana (cerca de 3 minutos, quando, ao mergulhar uma colher na calda, esta formar uma espécie de lâmina ao cair).
Retire a calda do lume e, estando morna, junte o miolo de amêndoa moído, as gemas batidas e as natas. Bate muito bem para ligar bem os ingredientes.
Leve de novo ao lume, em lume brando, e mexa até as gemas estarem cozidas. Retire do calor quando a mistura atingir o ponto de estrada (ao passar a colher, vê-se o fundo do tacho).
Deite o doce numa taça funda ou em taças individuais e polvilhe com canela a gosto.