Esta sobremesa deliciosa, por incrível que pareça, terá sido criada por engano, em França, no final do séc. XIX, pelas irmãs Tatin, que dirigiam um Hotel com o mesmo nome… A história conta que uma delas estava a preparar uma tarte de maçã, mas cometeu um erro e deixou muito tempo no forno. No entanto, pensou que poderia salvá-la e virou-a ao contrário; a tarte acabou por ser uma receita de sucesso. Tomáramos nós que os nossos erros na cozinha fossem tão bem sucedidos!…
A receita tem uma combinação perfeita de sabores e texturas que a tornam numa sobremesa inesquecível. Ao desenformar a tarte sobre o prato de servir, o caramelo que cobre a forma torna-se numa deliciosa crosta estaladiça e brilhante. Pode servir esta tatin simples ou com uma colher de natas, chantilly ou, se preferir o contraste entre o quente e frio, acompanhe com uma bola de gelado.
Ingredientes:
Para a massa
- 1 kg de maçãs reinetas
- 100 g de manteiga
- 100 g de açúcar
- 200 g de massa folhada
Para a decoração
- casca de ½ laranja
- casca de ½ limão
Confeção:
Amoleça a manteiga à temperatura ambiente e arranje as maçãs, cortando-as em 6 pedaços.
Unte uma tarteira com 22 centímetros de Ø e polvilhe-a com açúcar.
Distribua os pedaços de maçã na tarteira, em forma de leque, começando pela parte exterior.
Leve a forma a lume muito brando, rodando-a com frequência, até que o açúcar caramelize ligeiramente. Retire e deixe arrefecer.
Estenda a massa folhada e trabalhe-a até alcançar aproximadamente 3 milímetros de espessura.
Corte um disco um pouco maior que a forma, e cobra com ele as maçãs, dobrando o bordo da massa folhada para o interior. Pique a massa folhada com um garfo e leve a cozer a 200° C, durante 15 a 20 minutos, até que esteja dourada.
Passado este tempo, retire do forno e deixe arrefecer sem desenformar.
Entretanto, lave os citrinos e corte umas tiras de casca.
Ponha a forma sobre a chama para aquecer o fundo e desenforme a tarte, decore-a com as tiras de casca de laranja e de limão e sirva.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.