Esta tarte faz uma sobremesa vistosa e é uma verdadeira delícia! Como leva maçãs e nectarina, que têm uma certa acidez, não é demasiado doce, embora a compota e as passas lhe deem um toque especial e adocicado. A maçã combina muito bem com a massa folhada e o rum dá uma textura única à tarte.
Uma receita ótima para fazer aproveitamento de fruta ou simplesmente para tornar a sobremesa num momento especial.
Ingredientes:
Para a base
- 350 g de massa folhada
Para a guarnição
- 150 de compota de damasco
- 2 colheres de rum ou de licor de damasco
- 25 g de passas
- 3 maçãs
- 3 nectarinas
- 3 colheres de açúcar
- 50 g de manteiga
- água q.b.
Confeção:
Amoleça as passas num pouco de água morna durante 20 minutos.
Estenda a massa folhada sobre uma superfície polvilhada, até ter aproximadamente 2 mm. Corte um disco com 30 cm de diâmetro e ponha-o numa tarteira previamente untada e polvilhada. Não levante os bordos.
Descaroce e fatie as nectarinas, sem as descascar. Em seguida, descasque as maçãs e corte-as às fatias, eliminando o caroço.
Cubra a base da massa com a fruta, intercalando as fatias de maçãs e as de nectarina (deverá deixar o bordo livre). Escorra bem as passas, distribua-as à superfície e polvilhe a massa folhada com açúcar. Reserve.
Num tacho, misture a compota com o licor ou o rum, junte a manteiga derretida e 3 colheres de água. Deixe arrefecer em lume brando; quando a compota estiver fluída, deite-a sobre a fruta.
Coza durante 25 a 30 minutos em forno pré-aquecido a 210º C.
Deixe a tarte arrefecer antes de a retirar da tarteira.