Esta tarte de aspeto delicioso combina uma massa crocante e amanteigada de amêndoas com pêssegos doces e suculentas, cortados às fatias e dispostos à superfície. O creme do recheio é perfumado com suco e licor de laranja, sendo no final dispostas amêndoas laminadas sobre os pêssegos.
Uma receita ideal para a sobremesa ou para agraciar os seus amigos e/ou familiares quando os receber em casa.
Ingredientes:
Para a massa
- 1 gema
- 1 pitada de sal
- 125 g de manteiga
- 250 g de farinha
- 50 g de amêndoas moídas
- 50 ml de água
Para o recheio
- 1 colher de licor Curaçon
- 2 gemas
- 200 ml de água
- 250 ml de suco de laranja
- 40 g de amido de milho
- 60 g de açúcar
- suco de 1 limão
Para a cobertura
- 25 g de amêndoas laminadas
- 6 pêssegos
Confeção:
Junte a farinha, as amêndoas, o sal e a manteiga em pedaços e amasse até terem uma consistência arenosa. Junte a água e continue a amassar.
Quando a massa estiver compacta, espalhe-a e volte a amassá-la várias vezes. Por fim, forme uma bola e deixe-a descansar em lugar fresco durante 1 hora.
Enfarinhe a base de trabalho, alongue a massa com o rolo e forre com ela uma tarteira previamente untada e polvilhada.
Pique a base da massa com um garfo e pincele o bordo com a gema batida num pouco de água. Cubra depois a massa com uma folha de alumínio e com uma porção de feijões secos.
Leve a cozer durante 15-20 minutos, em forno pré-aquecido a 230º C.
Entretanto, dissolva o amido de milho em pouca água fria, junte os sucos de laranja e de limão, o açúcar e o restante dos 200 ml de água.
Leve o composto ao lume, mexendo sempre e deixe-o ferver durante alguns segundos. Quando tirar do calor, acrescente as gemas, uma de cada vez e mexa.
Perfume o creme com o licor de laranja e deixe-o arrefecer completamente, misturando, para que à superfície não se forme uma película.
Espalhe o creme sobre a massa da tarte, já sem a folha de alumínio e os feijões.
Prepare os pêssegos e corte-os às fatias, dispostas em forma de leque sobre o creme. Por fim, polvilhe a tarte com as amêndoas.