Esta deliciosa tarte de maçã é uma receita simples e muito apreciada por todos.
Poderá encurtar o tempo de preparação se, em vez de preparar a massa, conforme indicado na receita, fizer a tarte com uma base de massa quebrada ou massa folhada de compra. Qualquer que seja a opção, o resultado é sempre maravilhoso. Bom apetite!
Ingredientes:
Para a massa
- 1 colher de fermento em pó (opcional)
- 1 ovo
- 125 g de farinha
- 75 g de margarina
- 50 g de açúcar
- raspa de limão
Para o creme
- 1 casca de limão
- 1 ovo
- 250 ml de leite
- 30 g de farinha
- 75 g de açúcar
Para a cobertura
- 1 ou 2 maçãs
- geleia de maçã q.b.
Confeção:
Comece por preparar a massa da tarte. Deite a farinha numa tigela e faça um buraco ao meio, onde deita a margarina e o açúcar. Amasse bem. Junte o ovo e a raspa de limão, amassando bem até ao fim. Forme uma bola e reserve.
Entretanto, prepare o creme. Ferva o leite com a casca de limão. Misture a farinha com açúcar e junte os ovos; mexa bem e junte, aos poucos, o leite fervido. Leve ao lume, mexendo sempre até ferver.
Estenda a massa com o rolo, polvilhado de farinha, numa superfície lisa, também ela polvilhada.
Forre a tarteira com a massa e, em seguida, deite o creme.
Para a cobertura, parta a maçã às tirinhas e cubra com ela todo o creme, em camadas regulares.
Leve a cozer em forno médio (aproximadamente 30 a 40 minutos).
Depois de cozida, retire a tarte do forno e pincele levemente com geleia de maçã. Deixe arrefecer antes de servir.
Boas!
Percebo muito pouco de doçaria. Mas logo após fazer a tarte exactamente como manda a receita deparei me com algumas conclusões:
1 O fermento na massa é um erro. A massa de tarte fica muito melhor se for baixa e durinha. Uma tarte com a massa fôfa e alta pura e simplesmente não fica bem.
2 Ao cozer primeiro a massa no forno sem o recheio as paredes laterais da massa caiem, descem para a base e o resultado é uma base sem bordos laterais. Além disso os sabores ficam desligados se a tarte não fôr cozida toda de uma vez. Portanto deverá cozer-se o creme em separado antes de ir ao forno mas o creme deve entrar junto com a massa crua e a maçã de forma a cozer tudo junto. Assim a tarte fica com muito mais sabor a maçâ
Olá, eu comprei a massa folhada congelada, posso utilizar este recheio na mesma certo?
Ola Juliana!
Sim, pode fazer exatamente o seguimento da receita sendo a massa de compra – ainda é melhor, não tem o trabalho de a fazer.
Ja fiz e ficou maravilhosa. Obrigada por partilharem esta receita
a manteiga, é derretida ou a temperatura ambiente?
Boa tarde.
Além de concordar com o Sr. João Noro, posso dizer que se juntarem uma maçã cozida ao creme e um pouco de canela fica uma maravilha. A massa da tarte deve ser uma massa areada pois vai absorvendo os sucos do creme e da maçã. Mesmo que seja outro tipo de massa, não deverá ter fermento. Na minha opinião.
concordo com o chefe e acho que se devia por um pouco de canela em po a decorar
Adorei a receita mas nao sei como a fazer. bj Nathy
Julgo que houve um equivoco, acabei de fazer a receita tal e qual como é descrita, apenas acrescentando canela e em nenhum momento é referido que é suposto cozer a massa separadamente. A receita refere que deve ser reservada em forma de bola. Julgo somente que deveria referir quanto tempo deve repousar. Cheira mto bem e tem um excelente aspecto, caso o mesmo não se verifique em relação ao paladar, deixarei o feedback mais tarde.
Boa tarde.
Pode fazer-se esta tarte c/ outra fruta, como pêssego em lata, por exemplo ?
Obrigada,
Filipa
Ó Cátia leste bem a receita?