Para quem gosta de chocolate, esta tarte é daquelas receitas a que é difícil resistir. A sua base crocante de bolachas baunilha, recheada com um creme suave em que se destaca o sabor intenso e inconfundível do chocolate e café, despertam os nossos sentidos para que cada dentada seja degustada lentamente, deixando-nos absorver todos os seus aromas e sabores.
Ingredientes:
Para o creme
- 1 colher (chá) de café
- 1 pitada de sal
- 200 g de chocolate negro
- 30 g de manteiga
- 4 ovos (claras e gemas separadas)
Para a massa
- ½ colher de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 a 2 gotas de essência de amêndoa amarga
- 12 bolachas baunilha
- 250 g de açúcar
- 3 claras
Confeção:
Para o creme, derreta 160 gramas de chocolate em banho-maria.
Adicione uma gema de cada vez ao chocolate derretido, adicionando depois o café (dissolvido num pouco de água quente) e a manteiga. Quando tiver obtido um composto homogéneo, tire do banho-maria.
Bata as claras em castelo firme, com uma pitada de sal, envolva-as delicadamente no composto de chocolate e leve o creme ao frigorífico.
Entretanto, prepare a massa, começando por reduzir as bolachas baunilha a pó.
Bata as claras em castelo firme, com uma pitada de sal, e adicione, aos poucos, o açúcar, a essência de amêndoas amargas, o pó das bolachas e o fermento.
Unte uma tarteira com manteiga e forre-a com o preparado da massa.
Coza a base da tarte, em forno pré-aquecido a 150º C, durante 45 minutos.
Deixe a massa arrefecer no forno, com a porta semi-aberta, retire-a da tarteira e ponha-a na travessa.
Encha a base da tarte com o creme e termine a decoração com o restante chocolate.
Sugestão:
Os Biscoitos de Laranja com Amêndoa são uma excelente forma de aproveitar as gemas que sobraram da confeção da tarte de chocolate.
Gosto bastante das vossas receita a única coisa que me desanima são os ingredientes que não os conheço, não sei se existem ou porque não conheço. Peço vossa ajuda neste sentido. E tambem pedir que toda a informação que mandar para mim seja na língua portugesa.
Boa tarde,
As receitas inseridas neste espaço, mesmo que originárias de diferentes países, são sempre escritas em português. Relativamente aos ingredientes que possam causar mais estranheza ou ser menos conhecidos, incluímos uma descrição no Glossário e procuramos sempre fazer o encaminhamento direto em cada receita.
Doces cumprimentos,
A equipa do Doces Regionais