Esta tarte leva um recheio com amêndoa e compota de groselha, sendo a amêndoa colocada também na cobertura (conforme na receita tradicional da tarte de amêndoa).
Ideal para servir à sobremesa, para saborear ao lanche ou quando recebe visitas em casa.
Ingredientes:
Para a massa
- 1 colher (chá) de raspa de limão
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 1 saco de açúcar baunilhado
- 150 g de manteiga
- 300 g de farinha
- 50 g de açúcar
Para o recheio e cobertura
- 1 pitada de sal
- 200 g de amêndoas
- 200 g de compota de groselha
- 4 ovos
- 50 g de açúcar
- 50 g de amêndoas laminadas
- 50 g de amido de milho
Confeção:
Faça um monte com a farinha, previamente misturada com os dois tipos de açúcar, o sal e a casca de limão. Faça uma cavidade no meio e coloque nela a manteiga em pedaços e o ovo batido.
Amasse rapidamente, trabalhando com a ponta dos dedos e depois dê-lhe a forma de uma bola, enfarinhe-a, cubra-a com um pano e deixe-a repousar em lugar fresco durante 30 minutos.
Misture as amêndoas com o açúcar e o amido de milho. Reserve.
Passado o período de repouso da massa, polvilhe uma superfície plana, estenda nela a massa e forre com ela uma tarteira untada, (30 cm Ø).
Distribua parte da compota de groselha sobre a massa e coloque de novo em lugar fresco.
Separe as claras das gemas, deite estas últimas numa tigela e adicione o preparado de farinha, amêndoas, açúcar e amido de milho.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e junte-as delicadamente ao preparado anterior, a fim de as claras não abaterem.
Distribua o composto pela tarteira e alinhe-o, cobrindo com a compota de groselha.
Leve a tarte a cozer, em forno pré aquecido a 230º C, durante 20 minutos. Passado este tempo, retire do forno, polvilhe a tarte com as amêndoas laminadas e leve ao forno durante mais 10 minutos (até o recheio inchar e dourar).
Deixe a tarte arrefecer antes de a tirar da forma e sirva.