A sopa dourada é um dos doces commumente associados à festa do Natal, em Portugal. Existem diferentes versões a nível regional, sendo, na sua origem, um doce conventual.
A receita aqui apresentada pertence ao Convento de Santa Clara de Guimarães, sendo muito semelhante à Sopa Dourada de Viana do Castelo. Veja como preparar esta delícia para receber os seus familiares no Natal.
Ingredientes:
- 14 gemas
- 500 g de açúcar
- 500 ml de água
- canela p/ polvilhar
- pão de ló
Confeção:
Leve o açúcar e a água ao lume e deixe ferver até formar uma calda em ponto de pérola (ao vazar um pouco de calda, o fio que corre é resistente e com uma extremidade que se assemelha a uma pérola).
Corte fatias de pão de ló da grossura que mais lhe agradar e molhe-as na calda de açúcar.
À medida que retira as fatias da calda, disponha-as numa travessa e polvilhe-as com canela.
Para os ovos-moles, retire a calda do lume, deixe arrefecer um pouco e quando ainda estiver morna, junte as gemas, apenas cortadas com uma faca e não batidas.
Leve ao lume para as gemas cozerem e espessarem.
Deite uma porção dos ovos-moles sobre uma parte das fatias. Continue a operação, intervalando sempre as camadas de fatias e termine com uma camada de ovos.
Sugestão:
Guarde as claras que não usou na preparação desta receita, num recipiente de plástico, no congelador. Conservam-se assim cerca de 6 meses e, para as utilizar, basta descongelá-las normalmente.