Avançar para o conteúdo
Home » Sopa Dourada Rica (Guimarães)

Sopa Dourada Rica (Guimarães)

A sopa dourada é um dos doces commumente associados à festa do Natal, em Portugal. Existem diferentes versões a nível regional, sendo, na sua origem, um doce conventual.

A receita aqui apresentada pertence ao Convento de Santa Clara de Guimarães, sendo muito semelhante à Sopa Dourada de Viana do Castelo. Veja como preparar esta delícia para receber os seus familiares no Natal.

Ingredientes:

  • 14 gemas
  • 500 g de açúcar
  • 500 ml de água
  • canela p/ polvilhar
  • pão de ló

Confeção:

Leve o açúcar e a água ao lume e deixe ferver até formar uma calda em ponto de pérola (ao vazar um pouco de calda, o fio que corre é resistente e com uma extremidade que se assemelha a uma pérola).

Corte fatias de pão de ló da grossura que mais lhe agradar e molhe-as na calda de açúcar.

À medida que retira as fatias da calda, disponha-as numa travessa e polvilhe-as com canela.

Para os ovos-moles, retire a calda do lume, deixe arrefecer um pouco e quando ainda estiver morna, junte as gemas, apenas cortadas com uma faca e não batidas.

Leve ao lume para as gemas cozerem e espessarem.

Deite uma porção dos ovos-moles sobre uma parte das fatias. Continue a operação, intervalando sempre as camadas de fatias e termine com uma camada de ovos.

Sugestão:

Guarde as claras que não usou na preparação desta receita, num recipiente de plástico, no congelador. Conservam-se assim cerca de 6 meses e, para as utilizar, basta descongelá-las normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor