O Shochu, bebida alcoólica destilada tradicional do Japão, ganha apreço devido à sua diversidade de sabores e métodos de produção.
Índice
História do Shochu
O shochu, o qual pronuncia-se xô-tchu, é portanto uma bebida destilada à base de água, koji que é o mesmo fungo utilizado na produção de saquê, missô e shoyu e um ingrediente principal que varia entre a cevada, batata-doce, arroz, trigo e açúcar mascavo.
Criada em Kyushu, uma ilha famosa do Japão, e tem como principal característica que, por ser destilada uma única vez, ela preserva aromas e sabores mais delicados.
O Awamori, considerado seu antecessor, é feito exclusivamente de arroz, água e koji negro, e é produzido apenas na província de Okinawa.
Cada ingrediente portanto, confere características únicas ao sabor final da bebida.
Em suma, o processo de produção envolve a fermentação e destilação do ingrediente escolhido.
Ao contrário do saquê, outra bebida japonesa popular, o shochu passa por um processo de destilação, o que contribui para um teor alcoólico mais elevado.
O teor alcoólico varia, mas geralmente fica entre 25% e 30%, embora existam variedades mais fortes.
Em suma, é uma bebida versátil, a qual refresca em dias quentes e esquenta e aconchega em dias frios.
No Japão, é a bebida mais vendida, ultrapassando o nihonshu, uma bebida fermentada à base de arroz, a qual é conhecida como saquê, fora do Japão.
No Brasil portanto, existe um festival conhecido como Festival do Sake, que foi realizado por dois anos consecutivos, e tem como objetivo ensinar os brasileiros sobre o saquê e o expandi-lo.
Existem 7 maneiras de consumi-lo, sendo elas:
1. Puro com gelo
Excelente para refrescar os dias quentes, basta adicionar o shochu com pedras de gelo em um copo.
2. Shochu de chocolate quente
Conhecida também como uma das versões famosas, a bebida possui uma textura aveludada e encorpada, tornando-se perfeita para noites frias de inverno.
INGREDIENTES
70 g de chocolate amargo 70%
1/2 copo de leite integral
2 colheres de sopa de shochu de batata-doce
INSTRUÇÕES
Em uma tigela, misture o leite e o chocolate, leve ao micro-ondas até que o chocolate derreta e forme uma mistura cremosa com o leite.
Logo após isso, é só adicionar o shochu e misturar.
3. Maewari
Para fazer o maewari, basta diluir 4 partes de shochu com seis partes de água e deixar descansar por um dia, para que se obtenha um sabor mais delicado e maduro.
4. Oyuwari
Para fazer o oyurawi, dilua 2 partes de água gelada com 3 partes de shochu.
5. Mizuwari
Dilua 2 partes de água quente com 3 partes de shochu, adicionando a água por primeiro.
6. Soda-Wari
Para fazer o soda-wari, basta misturar o shochu com água com gás, no verão os japoneses costumam adicionar suco de frutas cítricas, e decoram com uma rodela de limão.
7. Kokuto Shochu
Esse drink é feito com shochu de açúcar mascavo e é misturado com folhas de shiso em uma taça de mojito.
Conclusão
Em suma, o shochu é uma bebida alcoólica japonesa única e versátil, com uma rica variedade de sabores, enraizada na tradição e apreciada em diferentes contextos culturais e sociais.
Veja também
[wptb id=41365]- Figos com Mascarpone e Mel: Uma Sobremesa Elegante e FácilIntrodução Os figos com mascarpone e mel são uma sobremesa irresistivelmente simples e sofisticada, perfeita para impressionar em ocasiões especiais ou para uma indulgência no dia a dia. A doçura… Ler mais »Figos com Mascarpone e Mel: Uma Sobremesa Elegante e Fácil
- Gelatina de Figo com HortelãSe você tá procurando uma sobremesa leve, refrescante e cheia de charme, a gelatina de figo com hortelã é uma escolha perfeita! É uma combinação delicada, com o toque doce… Ler mais »Gelatina de Figo com Hortelã