O Shochu, bebida alcoólica destilada tradicional do Japão, ganha apreço devido à sua diversidade de sabores e métodos de produção.
Índice
História do Shochu
O shochu, o qual pronuncia-se xô-tchu, é portanto uma bebida destilada à base de água, koji que é o mesmo fungo utilizado na produção de saquê, missô e shoyu e um ingrediente principal que varia entre a cevada, batata-doce, arroz, trigo e açúcar mascavo.
Criada em Kyushu, uma ilha famosa do Japão, e tem como principal característica que, por ser destilada uma única vez, ela preserva aromas e sabores mais delicados.
O Awamori, considerado seu antecessor, é feito exclusivamente de arroz, água e koji negro, e é produzido apenas na província de Okinawa.
Cada ingrediente portanto, confere características únicas ao sabor final da bebida.
Em suma, o processo de produção envolve a fermentação e destilação do ingrediente escolhido.
Ao contrário do saquê, outra bebida japonesa popular, o shochu passa por um processo de destilação, o que contribui para um teor alcoólico mais elevado.
O teor alcoólico varia, mas geralmente fica entre 25% e 30%, embora existam variedades mais fortes.
Em suma, é uma bebida versátil, a qual refresca em dias quentes e esquenta e aconchega em dias frios.
No Japão, é a bebida mais vendida, ultrapassando o nihonshu, uma bebida fermentada à base de arroz, a qual é conhecida como saquê, fora do Japão.
No Brasil portanto, existe um festival conhecido como Festival do Sake, que foi realizado por dois anos consecutivos, e tem como objetivo ensinar os brasileiros sobre o saquê e o expandi-lo.
Existem 7 maneiras de consumi-lo, sendo elas:
1. Puro com gelo
Excelente para refrescar os dias quentes, basta adicionar o shochu com pedras de gelo em um copo.
2. Shochu de chocolate quente
Conhecida também como uma das versões famosas, a bebida possui uma textura aveludada e encorpada, tornando-se perfeita para noites frias de inverno.
INGREDIENTES
70 g de chocolate amargo 70%
1/2 copo de leite integral
2 colheres de sopa de shochu de batata-doce
INSTRUÇÕES
Em uma tigela, misture o leite e o chocolate, leve ao micro-ondas até que o chocolate derreta e forme uma mistura cremosa com o leite.
Logo após isso, é só adicionar o shochu e misturar.
3. Maewari
Para fazer o maewari, basta diluir 4 partes de shochu com seis partes de água e deixar descansar por um dia, para que se obtenha um sabor mais delicado e maduro.
4. Oyuwari
Para fazer o oyurawi, dilua 2 partes de água gelada com 3 partes de shochu.
5. Mizuwari
Dilua 2 partes de água quente com 3 partes de shochu, adicionando a água por primeiro.
6. Soda-Wari
Para fazer o soda-wari, basta misturar o shochu com água com gás, no verão os japoneses costumam adicionar suco de frutas cítricas, e decoram com uma rodela de limão.
7. Kokuto Shochu
Esse drink é feito com shochu de açúcar mascavo e é misturado com folhas de shiso em uma taça de mojito.
Conclusão
Em suma, o shochu é uma bebida alcoólica japonesa única e versátil, com uma rica variedade de sabores, enraizada na tradição e apreciada em diferentes contextos culturais e sociais.
Veja também
[wptb id=41365]- Moamba de Galinha (Angola)A Moamba (ou Muamba) de Galinha é um dos pratos mais populares de Angola, sendo uma belíssima demonstração da cozinha tradicional daquele país. A receita, além da galinha, é feita… Ler mais »Moamba de Galinha (Angola)
- Como fazer Bolacha de Natal na Bimby?Como fazer Bolacha de Natal na Bimby? Está chegando aquela época do ano que todos adoram: o Natal! E o que seria do Natal sem as deliciosas bolachas temáticas? Com… Ler mais »Como fazer Bolacha de Natal na Bimby?
Fundador do site e, de todos os colaboradores, admito que sou quem menos sabe de culinária. Mas, como um verdadeiro amante de boa comida e um guloso incorrigível, nunca deixo um doce sobrando na mesa! Me chamo Paulo Páscoa e estou sempre pronto para experimentar novas receitas e sabores da doçaria e cozinha tradicionais de todo o mundo.