As sardinhas assadas são dos pratos mais apreciados e consumidos da cozinha portuguesa, fruto de uma forte tradição piscatória. Tal como as receitas de bacalhau, há vários pratos que têm a sardinha como ingrediente principal, mas a sardinha assada é um marco gastronómico da cozinha tradicional portuguesa, tendo sido um dos finalistas na eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, na categoria dos pratos de peixe.
A sardinha assada é confecionada e comida durante todo o ano, mas ganha especial destaque no verão, sendo um dos marcos das festas tradicionais dos Santos Populares, em Lisboa, em que é saboreada sobre uma fatia de pão.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
-
1 kg de sardinhas
-
sal q.b.
Confeção:
Arranje as sardinhas de véspera e tempere-as com sal grosso.
Prepare as brasas e coloque as sardinhas no grelhador, a assar em lume brando, tendo o cuidado de manter o calor somente da brasa, sem deixar ganhar labareda.
Pode aproveitar para grelhar os pimentos juntamente com a sardinha.
Acompanhe as sardinhas assadas com batatas cozidas, pimento assado e uma salada de tomate e pepino. Também poderá saborear as sardinhas sobre uma fatia grossa de pão ou broa de milho, que absorve a gordura do peixe, tornando a refeição num maravilhoso momento de prazer.