Vila do Conde é uma terra de tradições e no seu receituário de doçaria, maioritariamente de origem conventual, encontramos receitas que são uma referência no país. Exemplo disso são os Beijos de Freira e os Pastéis de Santa Clara, provenientes do Real Mosteiro de Santa Clara, à semelhança das sapatetas, cuja receita agora apresentamos.
Em Portugal, a doçaria conventual exerceu grande influência nas receitas tradicionais, mas o Mosteiro de Vila do Conde em particular, que foi uma das maiores e mais ricas casas religiosas femininas portuguesas, ficou grandemente conhecido pela doçaria de excelência que ali era produzida, sendo um dos mais célebres do país pelas suas especialidades doceiras.
Ingredientes:
- 10 gemas
- 100 g de amêndoas raladas
- 250 g de açúcar + q.b. p/ a calda da cobertura
- folhas de hóstia
Confeção:
Leve o açúcar ao lume e deixe apurar até atingir o ponto de espadana (117º C) – a calda escorre da colher em fitas largas, com o aspeto de lâmina.
Retire do lume, junte a amêndoa ralada e as gemas de ovos, previamente batidas. Envolva bem.
Leve a massa ao lume até fazer pondo de estrada no fundo do tacho e deite, depois de arrefecida, em pequenas hóstias que enrolará de seguida.
Polvilhe um tabuleiro com bastante farinha e leve ao forno a dourar ligeiramente.
Passe as sapatetas por uma calda de açúcar em ponto de espadana, tendo o cuidado de as deixar em cima de uma rede para escorrerem bem e secarem.
SUGESTÃO:
Prepare um delicioso Pudim de Claras com Nozes para dar uso às claras que ficaram da confeção das sapatetas (veja a receita AQUI).