Kartoffelsalat, como é geralmente designada esta receita, é um dos pratos mais tradicionais da cozinha alemã, recebendo, no entanto, designações diferentes, dependendo da região onde é confecionada.
Esta salada de batata é um acompanhamento versátil que pode acompanhar diversos pratos, sendo uma receita comummente servida em festas. Em casa de muitas famílias alemãs, é comum consumir a salada de batata na ceia de Natal, com salsicha Bratwurst (uma salsicha tipicamente alemã, composta por carnes de porco, vaca e vitela). A preparação e os ingredientes da salada de batatas também variam entre regiões, mas há duas variantes que tradicionalmente se demarcam: a receita com maionese, muito comum no norte da Alemanha, e a salada de batata com vinagre.
As batatas podem ser cortadas em rodelas e só depois cozidas. Existem variedades de batata que se cozem com pele, sendo descascadas em seguida. Independentemente da forma de cozedura, as batatas usadas na receita têm de ser de uma variedade que não se desfaça e mantenha a forma após a cozedura.
Ingredientes:
- 1 kg de batatas cozidas com pele
- 1 frasco de cornichons (pickles de pequenos pepinos)
- 1 iogurte natural
- 2 cebolas grandes
- 200 g de ervilhas cozidas ou tomate (opcional)
- 4 colheres (sopa) de maionese
- 4 ovos cozidos
- ervas aromáticas (cebolinho, salsa) q.b.
- sal e pimenta q.b.
Confeção:
Pele as batatas e corte-as em pedaços.
Pique a cebola e junte às batatas com metade do líquido dos pickles.
Deixe repousar cerca de 30 minutos.
Corte os ovos em cubos e adicione-o à salada, envolvendo bem.
À parte, misture a maionese com o iogurte e a outra metade do líquido dos pickles.
Junte as ervas aromáticas picadas, o sal e a pimenta.
Junte o preparado à salada e misture.
Pode juntar ainda as ervilhas cozidas ou tomate, que darão cor à salada.
Acompanhe a sua Kartoffelsalat com as genuínas salsichas alemãs Bockwürste, que devem ser aquecidas em água, sem deixar ferver.