Roupa Velha é um prato tradicional do Rio Grande do Sul, típico da cozinha gaúcha, sendo também conhecido como Chatasca ou Desfiado de Charque.
A receita é feita à base do charque desfiado e refogado em alho, cebola, pimenta e salsa, sendo depois misturado com farinha de mandioca. Este prato pode ser servido como aperitivo, com chimarrão ou para a guarnição de pratos variados. Tradicionalmente, é servido com tiras de banana frita.
Existem variações desta receita noutros países da América do Sul, como a Argentina, em que a Roupa Velha é acompanhada com arroz ou grãos de trigo. Por todo o mundo há receitas tradicionais intituladas Roupa Velha, todas elas relativas ao aproveitamento de sobras, de carnes e até mesmo bacalhau (como se passa em Portugal).
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- ½ chávena de farinha de mandioca
- ½ kg de charque
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 raminho de salsa
- 1 tomate
- 2 dentes de alho
- sal e pimenta a gosto
Confeção:
Dessalgue o charque.
Se o fizer de véspera, lave bem a carne e deixe-a de molho até ao dia seguinte; caso o faço no próprio dia da confeção do prato, coloque o charque de molho e, depois de cortado, leve-o ao lume com água até levantar fervura. Deverá trocar a água diversas vezes para que a carne não fique salgada.
Corte a carne em pedaços e cozinhe em água até amolecer bem.
Em seguida, desfie os pedaços de charque.
Faça um refogado, levando a carne ao lume, com o óleo, a cebola, os alhos, o tomate e a salsa picados. Tempere a gosto.
Quando o refogado estiver pronto, verifique o sal, e, se necessário, retempere e apimente.
Retire do lume e engrosse com a farinha de mandioca. Bata bem até desfiar a carne.
Sirva com tiras de banana frita.
Chatasca é Roupa Velha são pratos típicos distintos no Rio Grande do Sul.
Charque não é sobra. Roupa Velha como o próprio nome diz, faz uso de sobras de carnes, principalmente de churrascos.
Chatasca e Roupa Velha são pratos típicos distintos no Rio Grande do Sul.
Charque não é sobra. Roupa Velha como o próprio nome diz, faz uso de sobras de carnes, principalmente de churrascos. Todas as sobras são picadas. Enquanto na Chatasca é necessário que o Charque seja de primeiro uso e desfiado fazendo parceria com a banana frita, que no caso da Roupa Velha não consta.
Roupa velha que eu conheço e faço em casa a carne seca ou charque e cozida no feijão e desfiada com molho e azeitona acompanhada de couves mineira