A rabanada é um doce tradicionalmente associado à época natalícia e quase incontornável na ceia de Natal em Portugal e no Brasil. Este doce tem diferentes designações, dependendo da região onde é confecionado e, além disso, a receita tem diversas variantes, sendo, normalmente, feita com pão de véspera.
As rabanadas douradas, na região do Douro e Minho, são conhecidas como Fatias Fidalgas. Independentemente do nome por que são conhecidas, as tradicionais rabanadas dão mais cor e sabor à quadra natalícia, por isso ponha as mãos na massa e prepare rabanadas para adoçar as suas festas de fim de ano.
Ingredientes:
Para as rabanadas
- 250 ml de água
- 200 g de açúcar
- 4 fatias grossas de pão de forma
- 60 ml de vinho do Porto
- canela p/ polvilhar
- raspa de 1 laranja
- raspa de 1 limão
Para os ovos-moles
- 200 ml de água
- 300 g de açúcar
- 8 gemas
Confeção:
Para os ovos-moles, coloque o açúcar num tacho com a água e leve ao lume brando. Sem mexer, deixe ferver até obter ponto de fio grosso.
Junte as gemas, leve-as ao lume e coza-as até obter a consistência desejada. Durante este processo, mexa sempre de trás para a frente e não em movimentos circulares, para que os ovos fiquem realmente moles. Coloque-os num prato e reserve.
Para as rabanadas, faça uma calda fraca com o açúcar e a água e deite-a num prato fundo.
Passe as fatias de pão, previamente amolecidas, pela calda de açúcar, escorra-as e depois pelos ovos-moles.
À medida que for colocando as rabanadas numa travessa, polvilhe-as com canela, raspa de limão e laranja, vinho do Porto e os ovos-moles.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
Olá…..faz um mês que não recebo minhas receitas regionais.
O que ocorre? Sempre faço pelo menos uma,adoro doce,como boa neta de portugueses.
Aguardo pelas minhas receitas…
Att.
wilma duarte frossard