Murça é uma vila do distrito de Vila Real, na região Norte de Portugal, reconhecida pela sua gastronomia, maioritariamente a doçaria, que tem uma grande influência conventual. Testemunho disso são estas deliciosas queijadas, ainda hoje confecionadas de forma artesanal, tendo sido transmitida pelas freiras beneditinas e passado de geração em geração. Sendo esta uma receita de origem conventual, não poderiam faltar as amêndoas e ovos (sobretudo gemas) em abundância.
As queijadas têm um sabor e consistência diferentes daquelas a que estamos habituados e, segundo reza a tradição, as freiras beneditinas diziam que estas queijadas, à semelhança do Toucinho do Céu, seriam a única iguaria a oferecer a Jesus Cristo, caso Ele voltasse a este mundo.
Ingredientes:
Para a massa
- 1 colher (sopa) de banha
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de água
- 3 ovos
- 300 g de farinha
Para o recheio
- 1 colher (chá) de canela
- 12 gemas
- 1 kg de doce de chila bem seco
- 250 g de amêndoas
- 300 g de açúcar p/ cobrir
Confeção:
Peneire a farinha e ponha a banha por cima, misturando com as mãos.
À parte, bata os ovos inteiros com a água com um pouco de sal. Junte esta mistura à farinha com a banha e amasse tudo, batendo a massa até ter a consistência e elasticidade suficientes para ser tendida. Se for necessário, junte um pouco mais de água. Deixe repousar ½ hora.
Entretanto, misture o doce de chila com as gemas, as amêndoas peladas e raladas e a canela.
Estenda a massa muito fina e, com um copo, corte em rodelas. Aperte os bordos das rodelas em cinco sítios, de modo a dar a cada uma a forma de caixa.
Coloque as caixas de massa num tabuleiro e encha com o recheio, levando depois a cozer em forno quente.
Enquanto as queijadas cozem, leve o açúcar ao lume com ½ copo de água e deixe ferver até fazer ponto de pérola. Passe as queijadas por esta calda assim que saírem do forno e ponha-as a secar.
Depois de frias, pincele a superfície com a calda, esfregando o pincel para o açúcar se tornar opaco.
Boa tarde, D. Augusta:
Agradecemos o seu comentário, na sequência do qual procedemos às devidas alterações.
Doces cumprimentos,
A equipa do Doces Regionais