Saiba como preparar um delicioso pudim flan de forma muito simples, segundo a receita tradicional. Esta é uma sobremesa clássica e intemporal que marca o final de qualquer refeição. O caramelo sobre o pudim é, por si só, um verdadeiro deleite, criando um irresistível contraste visual e de sabores.
Este pudim teve a sua origem no Império romano, sendo na altura polvilhado com pimenta. Somente no século VII lhe foi atribuída a designação “flan” – palavra francesa, derivada do antigo germânico flado, que significa bolo ou objeto plano. Foi também durante essa altura que se começou a usar açúcar na cobertura do pudim.
Os ingredientes principais do flan sempre foram os ovos e o leite, sendo exatamente esta combinação que lhe dá a sua cremosidade característica. Além da receita base, podem ser adicionados outros ingredientes que deem mais sabor ao pudim, sendo geralmente usados a baunilha, a canela ou a casca do limão.
Ingredientes:
Para o pudim
- 1 litro de leite
- 12 colheres (sopa) de açúcar
- 12 ovos
- 2 gemas
Para o caramelo
- 150 g de açúcar
- 50 ml de água
Confeção:
Comece por preparar o caramelo, levando o açúcar e a água ao lume até formar uma calda com a consistência, cor e aroma característicos.
Verta o caramelo numa forma de tampa, barrando-a bem.
Leve o leite ao lume a levantar fervura.
Bata os ovos, as gemas e o açúcar e, em seguida, acrescente o leite aquecido, envolvendo bem
Deite o preparado na forma e leve a cozer, em banho-maria, entre 30 a 45 minutos, em lume médio.
Retire o pudim do recipiente onde cozeu em banho-maria, mas desenforme-o só depois de bem frio, colocando-o no frigorífico cerca de 3 horas antes de desenformar.
Desenforme o flan para um prato de servir mais largo que a abertura da forma, pois irá escorrer um pouco de caramelo que ficará acumulado na base do prato. Antes de desenformar, passe cuidadosamente uma faca entre o pudim e a forma para ser mais fácil de se soltar sem danificar.
So de ver essa receita me da a?gua na boca. vou tentar fazer. tomara que de certo.