O polvo é um alimento de excelência em termos nutricionais e nas utilidades culinárias que lhe podemos dar – cozido, frito, guisado, grelhado ou estufado, liga-se na perfeição aos demais ingredientes, criando pratos deliciosos. Mas, apesar de ter uma grande expressão na cozinha portuguesa, de serem várias as formas de o confecionar, da sua presença marcante (de norte a sul do país) na ceia da Consoada, as receitas de polvo que têm maior relevância gastronómica são as dos Açores. Exemplo disso é esta receita, que representou o arquipélago na eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, na categoria dos pratos de peixe, tendo sido uma das finalistas.
O polvo assado no forno é confecionado em todas as ilhas dos Açores, de diversas formas, mas foi em Ponta Delgada, nas décadas 50 e 60 do séc. XX, que a receita adquiriu o estatuto que lhe permitiu tornar-se um ex-libris gastronómico, sendo um prato de referência na ceia de Natal.
Um dos segredos que faz do Polvo Assado no Forno à moda dos Açores uma receita tradicional de eleição é o preparado em que o peixe refoga, à base de alho, pimenta, vinho, malagueta e colorau. A esta junta-se o sabor tradicional dado pela cebola, pelo azeite e pela batata, dando origem a uma receita de excelência, muito apreciada aquém e além fronteiras de Portugal.
Ingredientes:
- ½ copo de água
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 copo de vinho tinto
- 1 malagueta
- 100 ml de azeite
- 1,5 kg de batata média
- 1,5 kg de polvo graúdo
- 2 dentes de alho
- 3 colheres (sopa) de margarina
- sal e pimenta q.b.
- pão caseiro p/ acompanhar
Confeção:
Limpe o polvo lave-o muito bem. Depois de batido, volte a lavá-lo e tire-lhe os tentáculos.
Leve ao lume a refogar o azeite, a cebola e os alhos picados. Vá mexendo e, quando começarem a alourar, junte o colorau. Mexa rapidamente e acrescente a água, o vinho tinto e a malagueta. Junte, por fim, o polvo os raios de polvo.
Quando o polvo estiver cozido, junte as batatas inteiras, só com um golpe, e deixe-as cozer. Mexa sempre para não pegar no fundo.
Quando as batatas estiverem no ponto, retire do lume e deite num tabuleiro.
Deite a margarina por cima do polvo e leve a alourar no forno.
Sirva acompanhado com fatias de pão caseiro.