O pão doce de Vila do Conde, comummente designado folar, rosca de pão doce ou rosca de folar, também é conhecido na região como broinha. Este bolo é feito durante todo o ano, embora esteja particularmente associado a épocas festivas, maioritariamente à Páscoa.
Tradicionalmente cozido nos fornos a lenha onde era cozida a broa de milho, em Vila do Conde o pão doce era oferecido aos afilhados, no Domingo de Páscoa, quando visitavam os padrinhos, no Natal e nas festas da família. No entanto, este bolo servia também como forma de retribuição por pequenos favores ou para demonstrar a estima que se nutria por alguém, amigos ou familiares. Segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, a tradição deste doce ainda hoje se encontra enraizada em algumas freguesias do concelho, como Labruge, Mindelo, Modivas, Vila Chã e Vilar.
Ingredientes:
- 1 ovo inteiro + 4 gemas
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- 125 g de açúcar
- 125 ml de água
- 25 g de fermento de padeiro
- 500 g de farinha de trigo
- 65 g de manteiga + q.b. p/ pincelar
- raspa de 1 limão
Confeção:
Coloque a água, a manteiga, o açúcar, o pau de canela e a raspa de limão num tacho e leve ao lume, mexendo até ferver.
Deixe arrefecer um pouco e retire alguma calda para desfazer o fermento (caso seja o fermento fresco).
Reserve ambos os preparados.
Bata os ovos, junte-lhes a farinha e amasse.
Incorpore, aos poucos, na massa o fermento desfeito e a calda reservada. Vá amassando muito bem até a massa se descolar das mãos. A massa tem de ficar elástica e com uma certa humidade.
Numa superfície lisa e enfarinhada, tenda rolos de massa que se entrelaçam, ligando-os em forma de rosca.
Coloque a rosca num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar, em ambiente temperado, até a massa dobrar de volume (cerca de 3 horas).
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, cerca de 20 minutos.
Quando estiver cozido, retire o pão doce do forno e pincele-o com manteiga derretida.
PEQUENO GLOSSÁRIO:
- Fermento de padeiro
Também designado fermento para pão ou fermento biológico, é normalmente utilizado para confeção de pães – daí o nome por que é conhecido. A diferença entre este e o fermento em pó é a sua composição: enquanto o fermento em pó é formado por compostos químicos, o fermento de padeiro (biológico) é constituído por organismos vivos.
Este tipo de fermento pode ser encontrado de duas formas diferentes – fresco ou seco. O fresco tem de ser guardado no frigorífico e, normalmente, tem uma duração curta; mas já é muito comum encontrar o fermento seco, vendido em embalagens com saquetas individuais.
SUGESTÃO:
Para aproveitar as claras que não foram usadas na receita, sugerimos que prepare uns deliciosos Mimos de Amêndoa.
Receita adaptada de entremeioslusos.blogspot.com/2010/06/pao-doce-de-vila-do-conde.html Foto: www.cm-viladoconde.pt