O pão de mel nasceu na Rússia por volta do século IX e consistia numa mistura de farinha, mel e sumo de frutas. Posteriormente foram acrescentadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio. Entre os séculos XVII e XIX a receita espalhou-se e cada região tinha a sua forma de confecionar. Estes bolos eram então feitos com o formato de animais, sendo usados para os mais diversos fins, desde enfeitar as árvores de Natal, como presentes, para casamentos, dias especiais e até para as pedir a cura de pessoas doentes, sendo estes feitos em forma de anjos.
Atualmente o pão de mel é conhecido e apreciado em todo o mundo, podendo ser feito com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios. Sendo o chocolate um dos ingredientes de referência na Páscoa, ele não pode faltar na receita para esta época festiva. Além disso, a cobertura de chocolate permite que o pão de mel preserve o seu sabor e humidade.
Ingredientes:
- ½ chávena (chá) de mel
- 1 chávena (chá) de leite
- 1 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de cravo em pó
- 1 ovo
- 100 g de chocolate em pó
- 110 g de açúcar mascavado
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 375 g de farinha de trigo
- chocolate preto p/ a cobertura
Confeção:
Numa tigela, misture o açúcar, o chocolate em pó, o mel, a manteiga derretida e o ovo. Acrescente o leite e mexa bem. Junte a farinha aos poucos, mexendo sempre. Por fim, coloque o bicarbonato, o cravo e a canela.
Coloque o preparado num tabuleiro (30x20x4) untado e leve a forno pré-aquecido, em temperatura média, aproximadamente 20 minutos.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer.
Para a cobertura, parta o chocolate preto em pedaços pequenos e coloque num recipiente de vidro.
Leve a derreter em banho-maria, tomando o cuidado de não respingar água no chocolate.
Corte os pães de mel no formato desejado e dê-lhes um banho de chocolate. Deixe escorrer e ponha a secar em papel manteiga.
A receita do pão de mel, rende quantos pães?