Este bolo, típico da região de Silves, é feito à base de amêndoa e doce de chila, sendo recheado com ovos-moles e coberto com glacê real. No final, é decorado com fios de ovos e massapão moldado em pequenas formas que representam elementos da natureza algarvia.
O morgado de Silves é um dos doces regionais algarvios mais populares e apreciados aquém e além fronteiras de Portugal. Um bolo requintado, capaz de nos deixar de água na boca…
Ingredientes:
Para o bolo
- 200 g de água
- 260 g de doce de chila
- 3 gemas
- 400 g de açúcar
- 400 g de miolo de amêndoa
Para os ovos-moles
- 150 ml de água
- 12 gemas
- 300 g de açúcar
Para o glacê real
- 2 claras
- 200 g de açúcar em pó
- sumo de limão q.b.
Para a decoração
- 300 g de fios de ovos
- folhas e flores de massapão coloridas
Confeção:
Pele o miolo da amêndoa, deixe secar e passe bem até estar como farinha.
Leve o açúcar ao lume, cubra com água e, quando estiver em ponto de pérola (corre da colher um fio espesso, ficando uma gota suspensa na extremidade), misture a amêndoa.
Junte as gemas, pouco a pouco, mexendo sempre até formar estrada (ao passar a colher, vê-se o fundo do tacho).
Retire o preparado do lume e deixe arrefecer um pouco.
Quando a massa estiver morna, ponha-a sobre uma superfície plana e amasse-a até ter a elasticidade necessária para moldar o morgado.
Para os ovos-moles, leve o açúcar e a água a ferver, em lume brando e sem mexer, até obter ponto de fio grosso (pondo uma gota da calda ligeiramente arrefecida entre os dedos, forma-se um fio quando estes se unem e afastam).
Junte as gemas e deixe-as cozer, mexendo sempre de trás para a frente e não em movimentos circulares, para que os ovos fiquem realmente moles. Reserve.
Já com a massa de amêndoa fria, coloque 2/3 desta sobre uma folha de papel vegetal enfarinhada e molde-a com a forma de uma caixa redonda, ficando o fundo mais espesso.
Cubra com os ovos-moles, o doce de chila e os fios de ovos em camadas alternadas. Tape com a restante massa, alise bem e polvilhe a parte superior e as paredes laterais com farinha.
Unte, com banha ou manteiga, um aro de folha da altura do morgado, polvilhe-o com farinha e ajuste-o ao bolo.
Coloque num tabuleiro e leve ao forno a cozer, cerca de ½ hora, até alourar.
Entretanto, prepare o glacê real, começando por bater as claras em castelo.
Adicione o sumo de limão, bata mais um pouco e junte, pouco a pouco, o açúcar até obter o ponto desejado. Reserve.
Depois de cozido, deixe o morgado arrefecer um pouco, tire o aro, pincele bem o bolo para lhe retirar a farinha e cubra-o com glacé quando estiver completamente frio.
Decore com flores e folhas de massapão e distribua os fios de ovos em volta do bolo.
Sugestão:
Como a preparação deste bolo requer que sejam usadas muitas gemas, poderá aproveitar as claras que sobraram preparando duas deliciosas receitas: Dedos de Dama e Merengues de Chocolate e Avelã.