O morgado de figo é um dos ícones da doçaria algarvia. Este bolo é confecionado com uma massa à base de dois dos ingredientes mais usados na preparação dos doces regionais do Algarve – o figo e a amêndoa. Além destes, leva ainda ingredientes como chocolate, canela, erva-doce e limão, sendo, no final, trabalhado com açúcar em pó e decorado com confeitos.
Ingredientes:
- 1 limão grande
- 10 g de canela
- 200 ml de água
- 3 g de erva-doce
- 50 g de chocolate
- 500 g de açúcar
- 500 g de amêndoa
- 500 g de figos secos
- açúcar em pó q.b.
- água ou clara p/ trabalhar o açúcar em pó
- confeitos p/ a decoração
Confeção:
Torre ligeiramente os figos e as amêndoas. Depois de frios rale rapidamente a amêndoa e pique bem o figo com uma faca ou tesoura.
Leve ao lume o açúcar, a água, a canela, a erva-doce e a raspa do limão, deixando ferver até fazer ponto de cabelo (quando correrem fios finos e estaladiços da colher).
Adicione, então, a amêndoa e o chocolate. Mexa, deixe ferver durante 5 minutos e junte o figo.
Mexa tudo muito bem, para misturar, e ferva mais 5 minutos. Deixe arrefecer um pouco.
Deite a massa de figo numa tábua, previamente polvilhada com açúcar pilé. Dê-lhe uma forma redonda, amparando-a com um cinto de folha ou com uma tira de papel grosso. Comprima bem.
Quando estiver completamente frio, bata o açúcar em pó com um pouco de água ou de clara, até obter um preparado espesso que aplica com o pincel na parte superior e nos lados do bolo. Deixe secar, mas não completamente.
Enfeite a superfície com confeitos e contorne com franjinhas brancas de papel de seda, cristal e celofane.