A massa de malagueta é um tempero forte, marcadamente picante, muito frequente na gastronomia açoriana, especialmente na ilha de S. Miguel. Esta iguaria acompanha quase todos pratos tradicionais açorianos, chegando mesmo ser servida simplesmente com batata cozida ou ovos.
No continente nem sempre é fácil de encontrar, pelo que é ótimo ter a receita caseira para poder fazer a massa em casa. Mesmo as que se encontram à venda não têm o sabor e intensidade caracteristicamente caseiros, sendo esta muito mais picante do que a de compra.
A massa de malagueta não deve ser confundida com massa de pimentão, muito usada no continente, sendo muito mais intensa e picante. Para a massa de pimentão se aproximar da de malagueta, dever-lhe á ser adicionado piri-piri.
Ingredientes:
- azeite (ou óleo)
- malaguetas
- sal grosso
Confeção:
Lave bem as malaguetas, abra-as ao meio e retire-lhes as pevides.
Em seguida, moa as malaguetas e deite-as num tacho, temperadas com sal.
Leve a cozer em lume brando, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
Distribua a massa por frascos de vidro, devidamente esterilizados, os quais devem ficar abertos durante 2 dias.
Antes de fechar os frascos, cubra a massa de malagueta com um fio de óleo ou azeite.
NOTA:
Depois de abertos, os frascos devem conservar-se no frigorífico.
ODORO ISSO
há malaguetas destas no Martim Moniz
Adoramos esta receita e confeccionamos. Só não podemos comercializar porque a minha cozinha não está certificada para tal. Também temos malagueta em fresco no verão e congeladas de vários tamanhos e feitios, pra venda. Caso tenha interesse estamos ao seu dispor. Cumprimentos e parabéns pelo site
Não sei porque é que em alguns frascos depois de uns dias vertem azeite pela tampa e o conteúdo dentro do frasco parece mais líquido?
Cá em casa somos gulosos de malagueta., hábito que eu próprio trouxe da Ilha Terceira, onde se c0onsumiam nas tascas a cobrir os Inhames cosidos.Nós próprios as cultivamos e vamos habituando os visinhos a também gostarem.