Avançar para o conteúdo
Home » História do pão de ló de Alfeizerão

História do pão de ló de Alfeizerão

Os doces tradicionais portugueses têm, na sua maioria, uma grande influência da doçaria conventual. O pão de ló de Alfeizerão é uma das receitas que exemplifica esta ligação entre a doçaria conventual e a doçaria tradicional portuguesa.

No séc. XIX, no contexto da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, as freiras do Convento Cisterciense de Cós transmitiram a receita e as técnicas de fabrico deste pão de ló a uma família de Alfeizerão que as terá acolhido. Pouco depois,  D. Amália Grilo, a quem as freiras tinham passado diretamente a receita, começou a fabricar o pão de ló de Alfeizerão, por encomenda, para nobres da vila e da Região.

Nas primeiras décadas do séc. XX forma-se em Alfeizerão uma sociedade de produção e comercialização de pão de ló – designada, em 1932, pelo jornal Ecos do Alcoa, «a indústria do afamado Pão-de-ló da Tia Amália». Nesta altura, porém, o pão de ló já era fabricado por Maria Ferreira, sua nora.

Desfeita a sociedade, Maria Ferreira inaugura o Café Ferreira, em 1947, prosseguindo a sua atividade de primeira fabricante industrial, conforme a receita e as técnicas herdadas – a que as suas descendentes têm dado continuidade.

Conhecida a história deste doce regional, resta saborear uma fatia do delicioso pão de ló de Alfeizerão.

4 comentários em “História do pão de ló de Alfeizerão”

    1. Boa tarde, Ângela:
      Para aceder à receita, basta clicar na ligação, no final, quando se faz referência a este maravilhoso pão de ló.
      Obrigado pela sua participação ativa!
      Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor