A geleia caseira é uma forma deliciosa de fazer o aproveitamento de cascas e caroços dos frutos, sendo a maçã uma fruta rica em pectina, substância que ajuda a dar o ponto gelatinoso característico da geleia. A presença da pectina na maçã também faz com que não seja necessário muito açúcar, uma vez que este serve apenas para adoçar a geleia e não para lhe dar ponto.
Poderá aproveitar para preparar a sua geleia de maçã quando fizer uma outra receita em que seja usado este fruto, como é o caso do crumble.
Ingredientes:
- cascas e caroços de 6 maçãs
- água q.b. p/ cobrir as cascas
- açúcar q.b.
Confeção do modo Tradicional:
Coloque as cascas e os caroços das maçãs numa panela e cubra-os com água.
Leve ao lume e deixe ferver até o líquido ter reduzido para metade e a pectina se ter libertado, deixando-o com uma consistência mais espessa. Escorra bem, aproveitando o líquido e coe-o num passador de rede fina, de modo a limpar todas as impurezas.
Acrescente açúcar a gosto (em média, por cada litro do líquido obtido, juntam-se cerca de 800 g de açúcar).
Leve a ferver até a geleia ter a consistência desejada e atingir o ponto de estrada (ao passar uma colher pelo doce, abre-se uma “estrada” que permite ver o fundo do tacho).
Deite a geleia em frascos esterilizados, vede bem e volte-os ao contrário durante algumas horas para ganharem vácuo.
Guarde a geleia de maçã num local seco e sem luz.
Preparação na Bimby:
Coloque as cascas e os caroços das maçãs no copo e cubra-os com água. Programe 15 min. / temp. 100º / velocidade 1.
Coe o líquido num passador de rede fina e pese-o.
Junte o açúcar (em média, por cada litro do líquido obtido, juntam-se cerca de 800 g de açúcar), as cascas e triture 1 minuto e ½ / velocidade 9.
Programe 40 minutos / Varoma/ velocidade 1.
Se, após este tempo, achar que a geleia ainda não apresenta consistência desejada, programe mais 10 min / Varoma / velocidade 1.
Deve ser muito gostosa essa geleia ! Vou experimentar