A região do Algarve caracteriza-se pelas suas maravilhosas praias e pelo clima quente no verão, que chega a ser intenso. O gaspacho é uma sopa refrescante, ideal para começar uma refeição ou até para servir como prato principal, se levar acompanhamento.
No Algarve, a receita é designada Arjamolho e sofre pequenas alterações dependendo da região; no entanto, o tomate e os orégãos são indispensáveis – segundo a conceção local, não pode haver gaspacho sem orégãos, que lhe dão um aroma muito agradável. O pepino e o pimento são também muito importantes nesta receita tradicional, mas antigamente nem sempre eram incluídos, devido à dificuldade que havia em os encontrar.
Ingredientes:
- ½ kg de pão duro
- 1 cebola
- 1 pepino
- 100 ml de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 pimentos verdes
- 4 tomates bem maduros
- 5 colheres (sopa) de vinagre
- orégãos q.b.
- sal e pimenta preta q.b.
Confeção:
Corte o tomate em pequenos pedaços, juntamente com o pepino, os pimentos e a cebola. Reserve.
Pise dentes de alho juntamente com sal no almofariz. Junte depois alguns pedaços de tomate e macere-os também. Obterá uma pasta que irá dar alguma consistência ao caldo da sopa.
Esfarele um pouco de pão duro e envolva no preparado anterior.
Acrescente água bem fria (ou cubos de gelo, para que o caldo fique mais fresco). Tempere com sal, azeite e vinagre, verificando os temperos no final.
Junte ao caldo a cebola, o tomate e o pepino que tinha reservado.
Acrescente os orégãos e, em seguida, o pão cortado em quartos. Envolva bem todos os ingredientes.
Acompanhe o gaspacho com peixe (geralmente sardinhas assadas), azeitonas ou presunto.
NOTA:
Se desejar, poderá pôr mais dentes de alho (no máximo 5), mas para que o gaspacho não dê sede, deve-se usar moderadamente este ingrediente.