O folar é uma receita tradicional de Páscoa em Portugal, havendo diversas variantes regionais, cada uma delas com uma característica própria. Esta receita é referente à variante regional da Marinha Grande, caracterizando-se pela presença da canela, quando outras receitas levam erva-doce ou ambas as especiarias. A apresentação obedece ao folar tradicional, com os ovos cozidos no topo e traçados com uma fita de massa.
Não deixe de experimentar esta deliciosa iguaria regional da doçaria tradicional portuguesa!
Ingredientes:
- 2 kg de farinha de trigo
- 2 ovos + q.b. p/ a cobertura do folar
- 40 g de fermento biológico
- 500 g de açúcar
- água morna q.b.
- canela q.b.
- raspa de 2 limões
- sal q.b.
Confeção:
Desfaça o fermento num pouco de água morna, junte 2 ovos, a raspa de limão e misture muito bem.
À parte, junte a farinha com o açúcar, a canela e uma pitada de sal. Envolva bem e adicione, aos poucos, ao preparado anterior.
Amasse muito bem com água morna até a massa se soltar do recipiente e das mãos.
Deixe a massa levedar e tenda os folares de seguida.
Coloque 1 ou 2 ovos cozidos sobre cada folar, cruze umas fitas de massa sobre os ovos e leve os folares a cozer (de preferência em forno de lenha), cerca de 35 a 40 minutos.
Depois de cozidos, pincele os folares com óleo.
NOTA:
Os ovos para guarnecer os folares devem ser cozidos com casca de cebola, para ficarem com cor forte e bonita.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.