A Fogaça é uma receita típica de Santa Maria da Feira que consiste num género de pão doce e fofo, muito suave e agradável. O seu formato característico representa a torre do castelo, através dos quatro coruchéus que demarcados no topo.
Este bolo está intimamente relacionado a uma festividade anual em honra a S. Sebastião, que remonta ao séc. XVI – a Festa das Fogaceiras. A receita é simples de confecionar, requerendo sobretudo paciência para respeitar os tempos de fermentação da massa. Mas vale a pena o tempo de espera, pois as fogaças são muito saborosas. Sozinhas ou com acompanhamento, são bolos tradicionais a que ninguém resiste.
Ingredientes:
Para o fermento
- 150 ml de água morna
- 200 g de farinha de trigo
- 50 g fermento fresco
Para a massa
- 1 limão
- 10 g de sal
- 120 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 3 ovos + 1 p/ pincelar
- 600 g de farinha de trigo (aproximadamente)
- canela q.b.
Confeção:
Dissolva o fermento na água e junte a farinha necessária até obter uma massa relativamente mole. Deixe levedar em local ameno entre 15 minutos a ½ hora (dependendo da temperatura).
Passado este tempo, adicione o açúcar com a canela, o sal, os ovos, a raspa e o sumo de limão, a manteiga e a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a do pão. A quantidade de farinha não é muito rigorosa, pois deve ser ajustada atendendo ao tamanho que se pretende dar às fogaças e também à consistência da massa.
Deixe fermentar até que a massa dobre de volume.
Depois de lêveda, divida a massa em tantas partes quantas as fogaças que pretende fazer. Molde cada uma delas num rolo comprido, mais espesso num dos lados.
Espalme o rolo com a mão e vá enrolando a tira que obteve pelo lado mais largo, até formar uma pirâmide.
À medida que vai enrolando as pirâmides, coloque-as num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha. Deixe levedar novamente entre 30 minutos e 1 hora.
Pincele as fogaças com ovo batido e, com uma tesoura, faça 4 golpes no topo da pirâmide, que resultarão nas “torres do castelo”.
Leve a cozer em forno, pré-aquecido a 200 º C, durante cerca de 15 minutos. Retire o tabuleiro e, com a mão, separe as “torres”, a fim de que o calor passe até ao interior das fogaças, cozendo-as uniformemente.
Leve de novo ao forno para as fogaças acabarem de cozer.
AS Fogaças, com esta receita, saem sempre uma delicia.
Muito fácil de fazer, precisa é de dar as voltas necessárias.
Obrigada.
Tenho uma dúvida… onde vivo só consigo fermento em pó (tipo fermipan,não o fresco de padeiro). Queria muito fazer a receita mas não sei se a quantidade deste fermento em pó será a mesma da receita. Podem esclarecer-me?!??
Gostaria de fazer a receita mas onde vivo não arranjoesse fermento só um em pó tipo fermipan.A minha dúvida é e a quantidade é a mesma sendo em pó. Podem esclarecer-me?!?!
Sílvia, em média, 15 g de fermento fresco equivalem a 5 g de fermento seco. Assim, nesta receita, deverá usar aproximadamente 17 g de fermento seco.
Gostava de fazer esta receita no entanto, queria tirar uma dúvida… Depois de juntar todos os ingredientes não devemos “amassar a massa “? No meu caso não tenho robot de cozinha nem máquina de pão pelo que, caso seja necessário amassar gostaria que me dissesse e quanto tempo. Obrigada