As fofas são tradicionalmente confecionadas na altura do Carnaval e estão entre os doces mais típicos da ilha do Faial, nos Açores. Antigamente chamadas de filhós, são compostas por uma massa com erva-doce, que leveda intensamente e as deixa ocas, sendo muitas vezes recheadas com um creme de limão ou creme de baunilha.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de sal
- 125 g de manteiga
- 15 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de sementes de funcho
- 500 ml de água e leite
- 500 g farinha
- creme de baunilha ou creme de limão (opcional)
Confeção:
Num tacho, deite a água e o leite, o sal, as sementes de funcho, o açúcar e a manteiga. Deixe levantar fervura e junte a farinha peneirada. Mexa a massa sobre o lume até fazer bola e se desprender do tacho.
Depois de fria, junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição para que o ovo seja completamente absorvido. Quando a massa tiver a consistência de um merengue bem espesso, disponha-a em montinhos sobre um tabuleiro untado e polvilhado.
Leve a cozer em forno bem quente (aproximadamente 220º C).
Retire as fofas do forno quando estiverem bem loiras. Nesta altura, se desejar, recheie-as com creme de baunilha ou de limão.
Sabia que…
As fofas são motivo de orgulho dos faialenses, sendo uma presença marcante em festas tradicionais, como os Assaltos de Carnaval — festas num serão com dança e fantasias (sem uso de máscaras), realizadas entre amigos e vizinhos. Nestes assaltos, há sempre uma refeição durante a madrugada, para recuperar forças e prolongar a folia pela noite dentro, sendo que as iguarias são trazidas e confecionadas pelos próprios participantes.
Natasha, como te sairam as fofas a moda da nossa ilha? Eu fiz hoje mas nao sairam bem
ola boa tarde!!!
tudo bom hum obrigado por nos ensinar fazer tantas delicias!!!!
amei todas as receitas muito grato.
lourdes araujo