Avançar para o conteúdo
Home » Filhós Enroladas (Vila Viçosa)

Filhós Enroladas (Vila Viçosa)

Estas filhós, originárias da doçaria conventual, destacam-se das filhós tradicionais pelo seu formato, textura estaladiça e sabor delicioso.

Esta receita é tradicional de Vila Viçosa, em Évora, sendo um dos muitos doces tradicionais de Natal no Alentejo. São feitas à base de ovos e levam um toque de aguardente que lhes confere um sabor distinto. A calda de açúcar que as cobre  torna estas filhós uma autêntica dádiva dos céus.

No norte de África, nomeadamente em Marrocos, também são conhecidas como fijuelas, entre as comunidades sefarditas  (descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha, que fugiram durante o período da Inquisição).

Ingredientes:

Para as filhós
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de banha
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100 ml de aguardente
  • 6 ovos
  • farinha q.b.
Para a calda
  • 1 kg de açúcar
  • 250 ml de água

Confeção:

Bata muito bem os ovos com a banha, a manteiga, a aguardente e a colher de açúcar.

Junte a farinha e amasse até obter uma massa elástica e que se estenda bem. Deixe descansar um pouco.

Entretanto, ponha o azeite ao lume.

Estenda a massa e corte umas tiras com cerca de 7 x 20 cm. Pegue com a mão numa das extremidades e segure a outra com um garfo comprido. Introduza o garfo com a ponta da massa no azeite a ferver e vá enrolando ao mesmo tempo que vai deixando cair.

Deixe fritar até as filhós até estarem louras e passe-as depois pela calda de açúcar em ponto de voar (ao retirar um pouco de calda com uma escumadeira e assoprar, formam-se bolas que se desprendem como bolhas de sabão).

1 comentário em “Filhós Enroladas (Vila Viçosa)”

  1. Na minha zona do Alentejo chamam-se Filhós Enroladas com Mel.São passadas por mel em vez da calda de açúcar e água. Ficam divinais, é de comer e chorar por mais.
    Também temos as Filhós de Canudo, que são redondas em forma de leque com um alto ao meio e são polvilhadas com açúcar e canela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *