Os figos e as amêndoas são dos produtos mais representativos do Algarve, sendo muito utilizados na doçaria tradicional daquela região de Portugal. Sozinhos ou em conjunto, sempre acompanhados de açúcar, estes ingredientes são a base para maravilhosas iguarias.
Os figos cheios, típicos da zona de Olhão, são um exemplo dos doces regionais de excelência que têm a sua origem no Algarve. Feitos com figos, açúcar, amêndoa, erva-doce, chocolate, canela e limão são um aperitivo irresistível para saborear a qualquer momento do dia ou uma sobremesa deliciosa.
Ingredientes:
(para cerca de 40 figos)
- 1 kg de figos secos
- 125 g de açúcar
- 2,5 g de erva-doce
- 25 g de chocolate em pó
- 250 g de amêndoa
- canela q.b.
- raspa de limão q.b.
Confeção:
Moa a amêndoa, juntando-lhe de seguida o açúcar, o chocolate, a canela, a erva-doce e a raspa de limão. Misture tudo muito bem e reserve.
Puxe os pés dos figos, de modo que fiquem com uma forma alongada.
Com uma faca afiada, dê um golpe vertical em cada figo e encha-os, por essa abertura, com o preparado de amêndoa. Feche-os e disfarce o golpe por onde foram recheados.
Leve os figos ao forno a torrar levemente.
Se desejar guardar os figos com a apresentação tradicional, depois de frios, embrulhe-os individualmente em papel de seda branco. Reserve-os assim ou forme uma trança com todos os figos, a imitar uma réstia de alhos.
Os figos cheios são uma delicia algarvia maravilhosa. Eu sou natural do sotavento algarvio e já a minha mãe fazia nesta altura figos cheios, consultei a internet apenas para me certificar se a receita era semelhante e posso afirmar que sim excluindo a erva doce porque não sou apreciador.