Este doce, comummente conhecido como rabanadas, é muito comum nas mesas da consoada, em Portugal. Em tempos, o termo rabanada era usado apenas a norte do rio Mondego, atribuindo-se ao mesmo doce, a partir da margem sul deste rio, o nome de fatias douradas, ou fatias de parida.
Embora, em Portugal, seja um doce tipicamente associado ao Natal, existem diversas variantes da receita muito populares noutras épocas festivas e noutros países – como é o caso de Espanha e México, em que são usuais nas celebrações da Páscoa, mais concretamente na Quaresma e na Semana Santa. Ainda em Portugal, também é comum fazer as fatias douradas para aproveitar pão duro ou simplesmente saborear um doce farto e simples de confecionar.
Experimente a receita e veja como são deliciosas estas fatias douradas, em que o pão é passado por ovos-moles e uma calda de açúcar, sendo depois as fatias polvilhadas com canela e adornadas com casca de limão.
Ingredientes:
- 1 copo de água
- 1 kg de pão de forma
- 16 gemas
- 500 g de açúcar
- canela p/ polvilhar
- casca de limão
Confeção:
Faça ovos-moles (não muito espessos) com as 16 gemas e a mesma quantidade de colheres (sopa) de açúcar.
Com o restante açúcar e um copo de água, faça uma calda fraca.
Passe as fatias de pão (cortadas de véspera) pela calda de açúcar e escorra-as. Passe-as logo de seguida pelos ovos-moles.
À medida que prepara as fatias douradas, vá-as colocando numa travessa.
Polvilhe com canela e espalhe por cima a casca de limão (apenas o vidrado) cortada em tirinhas.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.