As farófias fazem uma sobremesa deliciosa, sendo um dos doces portugueses mais populares e genuínos. A origem da receita não está bem determinada, mas pensa-se que as farófias sejam oriundas de Lisboa.
Feitas com ingredientes típicos da doçaria tradicional portuguesa – ovos (concretamente claras em castelo), limão, leite e canela – as farófias são particularmente apreciadas pela sua textura empolada e fofa, que se desfaz quase automaticamente na boca, a fazer lembrar uma nuvem doce…
Ingredientes:
- 1 casca de limão
- 1 colher (sobremesa) de maisena
- 175 g de açúcar
- 4 ovos frescos
- 750 ml de leite
- canela p/ polvilhar
Confeção:
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo. Quando estiverem bem firmes, junte 50 g de açúcar, continuando a bater até obter um preparado bem espesso e seco.
Leve o leite ao lume com o restante açúcar e a casca de limão. Quando ferver, reduza o calor para manter apenas uma fervura suave. Adicione colheradas do preparado de claras e açúcar, deixando-as cozer rapidamente.
Retire as farófias com uma escumadeira e coloque-as num passador para escorrer – junte o leite que vai escorrendo ao do tacho.
Disponha as farófias num prato ou travessa de serviço, fundos.
Deixe arrefecer o leite em que as farófias cozeram e adicione a maisena, desfeita num pouco de leite ou de água frios, e as gemas.
Leve ao lume, mexendo sem parar para cozer e engrossar. Retifique o açúcar se for necessário.
Cubra as farófias com o molho e polvilhe-as com canela. Sirva-as mornas ou frias.
SOU Do brasil E NÃO SABIA FAZER FARÓFIAS MAS AGORA JÁ SEI COMO SE FÁZ. GRAÇAS AOS DOCES REGIONAIS.