Avançar para o conteúdo
Home » Falachas

Falachas

Falachas é o nome dado a uns bolos redondos e achatados, tipo pão, feitos à base de farinha de castanha e tradicionalmente cozidos em forno de lenha. São confecionadas entre novembro e março, conservando-se até oito dias depois de prontas.

Apesar de serem comidas simples, também é comum comerem-se às tiras, polvilhadas com um pouco de canela e açúcar, ou até passadas por uma frigideira com azeite.

Este doce regional vende-se em diferentes feiras e romarias da região do Douro, com especial destaque para os concelhos de Resende (Festa de São Brás, em fevereiro), Cinfães (feiras mensais do concelho e Feira das Falachas, em S. Cristóvão, no mês de março) e Armamar (Feira de S. Gregório, em março).

A origem da receita remonta à Idade Média, uma época em que, nos períodos crise, a farinha de castanha substituía, nos meios rurais, os cereais na confecção do pão caseiro.

Receita de Falachas

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de sal
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo
  • 200 g de farinha de castanhas piladas
  • 200 ml de água
[wptb id=47291]

Confecção:

Coloque todos os ingredientes numa taça e amasse bem.

Com a massa, molde bolas não muito pequenas e espalme-as.

Cubra o fundo de um tabuleiro de forno com folhas de castanheiro e disponha as falachas em cima destas. Nesta operação, deve ter um tacho com água fria à mão, para mergulhar a colher cada vez que a meter na massa, evitando que esta se pegue àquela.

Leve a cozer em forno quente (200º C), até as falachas ficarem douradas. Se o forno estiver bem quente, deixe a porta aberta; se estiver menos quente, feche-a. No primeiro caso, demora cerca de 10 minutos e, no segundo, 12 a 15 minutos. Para verificar se estão cozidas, bata com os nós dos dedos na base; se o som for oco, é sinal que estão prontas.

Nota:

Quando o forno está pouco quente, as falachas podem ficar com fissuras ou gretadas.

Foto: cm-cinfaes.pt

3 comentários em “Falachas”

    1. Nós não fazemos doces para venda, Adélia. O nosso propósito é fazer a divulgação de receitas regionais e tradicionais (ou variantes das mesmas), dando a conhecer tradições que lhes possam estar associadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor