Esta é uma receita tradicional portuguesa, criada numa altura em que os maridos trabalhavam fora de casa, ficando a grande maioria das mulheres a cuidar das lides domésticas e dos filhos. Além dos cuidados diários de limpeza da casa e cuidados da família, era comum as mulheres agraciarem os seus maridos com um doce para a sobremesa. Será esta a origem do nome desta receita que conhece diversas variantes, mas que, em Portugal, tem como referência primordial a receita aqui apresentada e a versão de Trás-os-Montes.
Feito com ingredientes comuns (açúcar, limão, ovos e canela) e de confeção simples, este doce é uma verdadeira maravilha. Em termos de textura e sabor, assemelha-se aos ovos-moles.
Ingredientes:
- 1 casca de limão
- 300 g de açúcar
- 6 ovos (claras e gemas separadas)
- água q.b.
- canela p/ polvilhar
Confecção:
Leve o açúcar ao lume com um pouco de água e a casca de limão. Deixe ferver até atingir ponto de pérola fraco (a calda é espessa e corre em fio da colher, ficando uma gota suspensa na extremidade, como se fosse uma pérola).
Retire a calda do lume, deixe arrefecer um pouco.
Extraia a casca de limão e junte as gemas batidas.
Bata 3 claras em castelo bem firme envolva-as delicadamente no preparado anterior.
Leve ao lume, mexendo sempre (em movimentos suaves, mas de forma a que a colher toque no fundo do tacho) até fazer estrada.
Sirva o doce fresco, polvilhado com canela.
SUGESTÃO:
Aproveite as claras que sobraram desta receita para fazer os deliciosos Dedos de Dama.