O éclair um bolo caracterizado pelo seu formato alongado e pela sua típica massa choux, preenchida com recheio cremoso e cobertura de chocolate.
O nome éclair é de origem francesa e significa “relâmpago”. Esta designação deve-se ao facto de o recheio “explodir” da massa a cada dentada. Na maioria dos países ocidentais, é adotada a designação em francês, exceto nos de língua espanhola, em que o bolo é conhecido como pepito.
Ingredientes:
Para a massa
- 150 ml de água
- 2 ovos batidos
- 50 g de manteiga
- 65 g de farinha de trigo
Para o recheio
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 300 g de natas
Para a cobertura
- 100 g de chocolate
- 150 g de natas
Confeção:
Ligue o forno a 220ºC.
Para fazer a massa, derreta a manteiga num tacho com a água e deixe ferver.
Junte a farinha, mexendo bem até que se solte das paredes do tacho.
Passe o preparado para uma tigela, deixe arrefecer durante 10 minutos, e junte os ovos, pouco a pouco, até a mistura ficar firme.
Coloque a massa no saco de pasteleiro | saco de confeitar com o bico liso. Disponha tiras de 10x10cm num tabuleiro humedecido, deixando 5cm de intervalo entre cada uma.
Leve ao forno durante 25 minutos, até os éclairs crescerem e ficarem estaladiços. Passe-os então para uma grelha e faça uma fenda num dos lados de cada um para libertar o vapor. Deixe secar.
Para fazer a cobertura de chocolate, leve os ingredientes ao lume e aqueça-os até derreterem, sem deixar ferver.
Para preparar o recheio, ponha os ingredientes, devidamente misturados, num saco de pasteleiro (bico de 1,5 cm em forma de estrela), e encha cada bolo com o creme.
Por fim, cubra os éclairs com a cobertura de chocolate e deixe arrefecer antes de servir.