A região Oeste de Portugal é conhecida pela abundante produção de pera rocha. É desta região que nos chega esta maravilhosa receita para saborear ao longo do ano, a acompanhar uma fatia de pão ou sobre uma bolacha.
Embora a pera rocha tenha uma textura granulosa, esta não se vai notar no doce, que fica com uma consistência homogénea e apetecível. Difícil será resistir à tentação e não abusar no seu consumo… 😉
Ingredientes:
- 1,5 kg de peras descascadas e sem pevides
- 200 ml de água + q.b. p/ cozer as peras
- 5 paus de canela
- 750 g de açúcar
- casca de limão
Confeção:
Ponha as peras a cozer num tacho com água e 2 paus de canela. Deixe cozinhar bem até a pera não oferecer qualquer resistência ao ser espetada com um garfo.
À parte, leve ao lume o açúcar com os 200 ml de água, os restantes paus de canela e uma tira da casca de limão.
Deixe ferver até atingir o ponto de pérola (ao retirar um pouco de calda, forma-se uma bola na extremidade do fio que escorre da colher).
Entretanto, reduza as peras a puré e adicione-o à calda de açúcar quando esta atingir o ponto desejado.
Deixe apurar o doce em lume moderado até atingir o ponto de estrada (ao passar a colher, abre-se uma fenda que permite ver o fundo do tacho). Nesta altura, o doce estará pronto.
Coloque o seu doce de peras dentro de frascos de vidro bem limpos e secos e deixe arrefecer completamente antes de os vedar.