Avançar para o conteúdo
Home » Doce de Pequi (Brasil)

Doce de Pequi (Brasil)

O pequi – também conhecido como piqui, piquiá, pequerim, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo ou suarí – é um fruto nativo do Cerrado brasileiro (grande área geográfica que engloba oito estados do Brasil Central), de formato arredondado, casca esverdeada, como um abacate pequeno, mas mais rechonchudo. A polpa do pequi, com uma coloração amarela intensa, contém óleo comestível, sendo muito rica em vitamina A e proteínas.

Este fruto, altamente calórico e perfumado, com um gosto meio adocicado, é muito utilizado na cozinha nordestina, do centro-oeste e Minas Gerais, sendo uma referência gastronómica em regiões como Mato Grosso e Goiás. O doce de pequi é uma verdadeira delícia e é um ex libris do Cerrado.

Ingredientes:

  • ½ kg de açúcar
  • ½ litro de leite
  • 1 kg de polpa de pequi

Confeção:

Leve ao lume o leite e o açúcar.

Quando a mistura engrossar (com uma consistência idêntica à do leite condensado), adicione a polpa do pequi, deixando apurar bem, até a massa se tornar pesada ao mexer.

Verifique o ponto, colocando um pouco de água num recipiente e deite nela uma pequena porção do doce, deixando um minuto. Se a massa endurecer bem, está pronto.

Desligue o lume e bata bem o doce, no próprio tacho, até arrefecer.

Deite o doce de pequi numa superfície e corte-o em pedaços pequenos. A consistência é semelhante à de doce de leite em barra.

Sabia que…

A castanha existente no caroço do pequi é muito saborosa; para a comer, basta deixar os caroços secarem durante uns dois dias e depois torrá-los.

1 comentário em “Doce de Pequi (Brasil)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor