A pasta americana, também designada covapaste, consiste numa pasta de açúcar usada na cobertura de bolos artísticos, sendo muito usada em bolos de aniversário, de casamento e bolos temáticos. A sua elasticidade característica torna-a muito simples de trabalhar, com uma consistência idêntica à plasticina, permitindo fazer modelagem para dar mais vida e cor aos bolos.
A pasta americana é frequentemente confundida com o fondant, o massapão e a massa de pastilhagem, mas todos eles são diferentes:
- Em relação ao massapão, usado na confeção do famoso doce fino do Algarve, a principal diferença reside no facto de a pasta americana não levar amêndoa, que é a base do massapão. Por essa razão, há uma diferença no que se refere à consistência, textura e cor – sendo a pasta americana naturalmente branca e o massapão tem uma tonalidade amarelada.
- O fondant é mais líquido e brilhante do que a pasta americana, sendo perfeito para bolos delicados que necessitam de muitos recortes pois disfarça facilmente as emendas feitas. Relativamente a ele, a pasta americana caracteriza-se por ser mais densa, opaca e elástica, sendo, por isso, mais fácil de modelar.
- A massa de pastilhagem é semelhante à pasta americana, mais caracteriza-se por ser mais seca e firme. Por isso mesmo, não é usada para a cobertura de bolos, mas sim para fazer os elementos decorativos – flores, bonecos, casas…
Veja como fazer a receita caseira da pasta americana, que também encontra à venda, já pronta, e aceita qualquer tipo de corante alimentar.
Ingredientes:
(para cobrir um bolo até 20 cm de Ø)
- 1 colher (chá) de essência de amêndoa ou baunilha
- 1 colher (sopa) de gelatina neutra
- 1 colher (sopa) de glucose
- 1 colher (sopa) de margarina para cozinhar
- 3 colheres (sopa) de água
- 3½ chávenas de açúcar impalpável (cerca de 500 g)
Confeção:
Hidrate a gelatina na água e deixe-a espessar durante alguns minutos.
Leve a derreter em banho-maria até a gelatina dissolver bem.
Acrescente a glucose e a margarina, misturando até atingir uma consistência homogénea.
Adicione a essência e misture até ficar tudo bem integrado.
Retire do lume e deixe arrefecer.
Sobre uma superfície lisa, coloque o açúcar em monte e abra uma cavidade no centro. Não o açúcar todo de uma vez, faça o monte para a mistura inicial e vá adicionando mais açúcar à medida que for necessário para dar consistência à pasta.
Deite a mistura reservada, incorporando-a com as pontas dos dedos até ficar uma massa uniforme. Aos poucos, a mistura começará a adquirir consistência suficiente para que comece a trabalhá-la com as mãos.
Amasse a pasta até ela se soltar das mãos e atingir uma consistência elástica e firme que permita abrir com rolo (como a massa do pão).
Polvilhe um pouco de açúcar impalpável na superfície de trabalho e estique a pasta de forma a ter um diâmetro suficiente para cobrir o bolo e com espessura de cerca de 3 milímetros.
Coloque a pasta americana sobre o bolo. Passe com um alisador, para eliminar as imperfeições e dar o efeito completamente liso.
Com um cortador de pizza (ou uma faca), corte a massa excedente das bordas do bolo e tê-lo-á pronto para decorar.
NOTA:
A pasta americana é naturalmente branca. Se desejar dar-lhe, faça-o somente no momento de uso, com corante alimentar em gel, nas quantidades necessárias.
DICAS:
- Use a pasta preferencialmente logo após a sua confeção ou em menos de 15 minutos. Caso contrário, ela pode rachar.
- Se não usou a totalidade da pasta americana que preparou, poderá guardá-la em sacos plásticos bem apertados ou envolta em película aderente, tirando o máximo de ar possível (o ar faz a pasta estragar-se). Guarde num recipiente bem fechado, à temperatura ambiente, por um período de 2 semanas (poderá manter-se boa até 1 mês após a sua confeção, desde que esteja bem acondicionada, mas o período de referência são as 2 semanas).
- A pasta americana é sensível à humidade, pelo que não pode ser guardada no frigorífico | geladeira. Pela mesma razão, também não deve ser aplicada por cima de um doce gelado ou frio.
- Para reutilizar a pasta que reservou, ponha-a no micro-ondas durante 5 segundos (ou aqueça em banho-maria), para amolecer um pouco. Acrescente ½ colher (café) de margarina que usou para fazer a pasta pela primeira vez e trabalhe-a até ter o aspeto inicial.
- Se a pasta rachar, esfregue a zona afetada com a ponta dos dedos untada com margarina (nunca recorra ao uso de água!). O calor da mão e a gordura ajuda a selar a pasta.