Esta massa, conhecida com inúmeras outras designações, dependendo da região ou país — massa ou pasta de amêndoa, massa de doce regional (Algarve) ou marzipã —, é feita à base de amêndoas moídas, claras e açúcar.
Pode ser colorida e aromatizada, mas sua utilização é muito versátil sobretudo por ser moldável em qualquer formato ou tamanho, além de ser excelente como cobertura. Relativamente ao fondant, a grande diferença na preparação prende-se com a quantidade de açúcar usada e com o facto de o massapão levar amêndoa.
Embora não haja consenso no que se refere à origem da receita, a versão mais comum é de que tem origem árabe, sendo conhecido no ocidente a partir do século VIII.
Conserva-se durante um mês, no frigorífico, numa embalagem muito bem fechada, mas não deve apanhar qualquer humidade.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de água
- 300 g de açúcar
- 300 g de amêndoas
- clara de ovo
Confeção:
Escalde e pele as amêndoas, deixando-as secar ao sol ou em forno quente, mas aberto.
Depois de secas, rale bem as amêndoas até ficarem em pó.
Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de pasta (a calda adere à colher, sem correr em fio).
Junte a amêndoa ralada e, em lume muito brando e mexendo sempre, deixe cozer até se ver o fundo do tacho, isto é, até fazer ligeiramente estrada.
Depois de juntar a amêndoa com o açúcar, vá amassando estes ingredientes com bocadinhos de clara de ovo até a massa ficar com uma consistência moldável.
Dependendo da sua aplicação, pode utilizar o massapão imediatamente ou deixá-lo repousar um pouco — no caso de ser usado como cobertura, deve usá-lo de imediato, quando ainda está molinho, porque depois tende a secar; já no caso de usar na preparação do doce fino algarvio, deve deixar a massa repousar.
Gostei da receita, pois vão poucos ingredientes. Mas tenho muita dificuldades de acertar o ponto da calda. Sempre que faço uma calda, erro!
Eu uso os mesmos ingredientes, mas uso o açúcar em pó e não vai ao lume. Misturo todos os ingredientes e vou amassando á mão e adicionando a clara conforme for necessário. É muito mais fácil.
Meu comentário se prende ao fato de ser totalmente fanático por massapão, descobri agora que tem o nome de marzipã. Desde criança sou fã do massapão, naquela época se achava para comprar em época de Páscoa, hje em dia não se vê mais a venda em nenhum lugar. Teve um tempo em que uma tia fazia com exclusividade para mim. Gosto demais. Vou tentar fazer, ou repassar a receita para ser feita.