Capão é um frango castrado em pequeno, por volta dos 2 meses de vida, sendo depois alimentado à base de milho e consumido entre 7 a 8 meses depois, o que favorece o aumento da gordura, ficando a carne macia e delicada. As potencialidades deste tipo de carne foram descobertas, por mero acaso, pelos Romanos da Antiguidade. Pelo que se sabe, um Cônsul romano da época, Caio, gostava de dormir e irritava-o particularmente o cantar dos galos, que o acordava de madrugada. Por isso, fez o senado aprovar uma lei que bania estas aves de Roma. Para poderem continuar a sua atividade, os criadores descobriram uma forma de contornar a lei, castrando os galos – desta forma, eles pararam de cantar e de se interessar pelas fêmeas. Estas aves passaram, então a comer mais do que o habitual e a engordar consideralvelmente. Ao serem abatidos para consumo, rapidamente se constatou que o sabor e textura da carne eram diferentes e muito melhores. Os romanos descobriram ainda que quanto mais cedo fosse feita a castração, melhor seria a carne. O consumo do frango capão foi-se, então, propagando, ficando o consumo desta carne associado a ocasiões festivas – tradição que ainda hoje se mantém em algumas regiões de Portugal e da Itália, em quase toda a Espanha.
O capão recheado é um prato tradicional muito apreciado no Natal, em várias regiões de Portugal, sendo uma ótima alternativa ao peru. Este prato é geralmente acompanhado de batatas em cubos, assadas no molho dom capão, ou puré de batata.
Ingredientes:
(10 pessoas)
Para a carne
- 1 capão com cerca de 5 kg (com miúdos)
- 40 g de banha
- 60 g de manteiga
Para a marinada
- 1 folha de louro
- 1 laranja
- 2 dentes de alho
- 200 ml de vinho branco
- 250 ml de vinho do Porto
- sal, pimenta branca e pimenta caiena q.b.
Para o recheio
- 100 g de chouriço em cubos
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 2 dentes de alho picados
- 200 g de bacon em cubos
- 200 ml de vinho do Porto
- 3 ovos
- 300 g de pão de mistura
- 40 g de azeitonas sem caroço
- miúdos do capão cortados em cubos
- sal e pimenta preta q.b.
Confeção:
De véspera, limpe bem o capão e tempere-o com o sumo da laranja e restantes ingredientes da marinada. Deixe de um dia para o outro, picando o peito e as pernas, a fim de tomarem melhor o gosto dos temperos.
No dia, coloque o pão a demolhar em água fria, espremendo-o de seguida.
Junte os ovos, o alho, as azeitonas cortadas, sal e pimenta a gosto, a salsa, o chouriço, o bacon e os miúdos muito bem cortados.
Acrescente o vinho do Porto e amasse bem.
Recheie o capão o preparado e cosa-o com agulha e linha.
Unte com a banha e a manteiga e leve a cozinhar, em forno moderado, cerca de 5 horas. Vá regando com o molho que se formar e, se necessário, adicione mais um pouco do líquido.
Ao mesmo tempo, pode assar batatas cortadas em cubos, embebendo-as bem no molho que se vai formando.
Quando a carne estiver macia, retire o tabuleiro do forno e constipe o capão durante cerca de 15 minutos. Leve de novo ao forno até ficar tostado.
Depois de cozinhado, retire o fio e sirva acompanhado com batatinhas assadas. Também poderá acompanhar com puré de batata, temperado com manteiga, pimenta e noz-moscada.
Uma delícia de Capão…vou fazer p Ano novo…bjs.
Ora aqui está a famosa receita….não falta lá em casa em qualquer época festiva….no entanto podemos enfeitar a ponta das patas com papel de alumínio e fruta diversa aos bocadinhos presas por palitos….fica lindo….com um sabor divinal!!!!!!
Esse prato é algo espetacular.
eu quero imprimir . mais não está a ser possível.gostei muito…os meus agradecimentos por terem postado a vossa cozinha e pastelaria…