Avançar para o conteúdo
Home » Bolos de Massa Sovada (Açores)

Bolos de Massa Sovada (Açores)

Os bolos de massa sovada são um doce regional dos Açores, estando sempre presentes nas Festas do Espírito Santo, em todas as Ilhas. Por essa razão, são  também designados Bolo das Festas do Espirito Santo.

As receitas variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos. Estes bolos acompanham pratos típicos da região, como a Alcatra da Ilha Terceira.

Ingredientes:

Para o fermento
  • 1 batata grande
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 125 g de farinha de trigo (±)
  • 20 g de fermento de padeiro
Para a massa
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 250 g de açúcar
  • 250 g de manteiga
  • 6 ovos

Confeção:

Prepare o fermento de véspera. Coza a batata com a pele, pele-a depois de cozida e reduza-a a puré.

Junte o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna.

Adicione farinha de trigo em quantidade suficiente para obter uma massa de consistência média. Abafe e deixe levedar durante a noite.

Na manhã seguinte, peneire a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faça uma cova no meio, onde deita os ovos, batendo-os sem misturar com a farinha.

Junte a manteiga derretida (sem ferver) e, por fim, a massa de fermento preparada na véspera.

Amasse bem até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tape, abafe e deixe levedar durante algumas horas.

Quando a massa estiver lêveda, tire pedaços do tamanho em que desejar os bolos e dobre. Coloque sobre toalhas empoadas com farinha e, depois de levedarem um pouco, pincele os bolos com leite.

Leve a cozer em forno forte.

7 comentários em “Bolos de Massa Sovada (Açores)”

  1. Acabei de visitar as ilhas dos Açores onde comi este pão em vários sítios. Adorei! O que acho melhor é o da ilha do Faial, muito bom.

  2. O melhor lugar no mundo são os Açores, pessoas maravilhosas, simpáticas, adoráveis! Comida maravilhosa, lugares que não se pode descrever de tão lindos! Não posso descrever o que se sente lá! Quero voltar mil vezes! Fiquei feliz por ter encontrado a receita, farei em breve e vou mandar fotos! Muito obrigada por compartilhar a receita!

  3. Estive 4 dias em S. Miguel, excelente mês para visitar a ilha, Janeiro, bom tempo e muita simpatia das pessoas. Provem a Massa Sovada de Mosteiro, o queijo amanteigado do Murro, o queijo branco, queijo S. Jorge cura de 7 meses, bolo lêvedo, queijadas de Vila Franca do Campo e Graciosa e mais um universos de iguarias da ilha, simplesmente maravilhosas, poderão encontra tudo no “Principe dos Queijos” em Ponta Delgada. Em Ponta Delgada o Restaurante Aliança tem um maravilhoso Bife Regional, O Restaurante Bom Apetite um bom bife de Tubarão, A Tasca tudo a provar especialmente a lapas, em Lagoa Restaurante Borda D’Água tem peixe do melhor, provar o Boca Negra grelhado. Não esquecer de tomar banho na Poça de Dª Beija

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *