Estes bolos, feitos com uma massa fermentada, maciça mas fofa, aromatizada com canela, erva-doce e limão, são uma especialidade da doçaria regional de Torres Novas, sendo presença quase obrigatória nas festas e romarias do concelho. Embora se tendam de maneira diferente, a massa é semelhante à de outros bolos que se fazem na região Oeste, também muito frequentes nas festas de casamento, como lembrança dos noivos para os convidados – exemplo disso são as ferraduras, os bolos de festa ou os bolos de noivos.
Os bolos de cabeça têm em si os traços da doçaria popular, com os seus torcidos e entrançados característicos. Começaram por ter a forma de cruz, mas como são tradicionalmente oferecidos nos casamentos, estes bolos passaram a ter a forma de duas cabeças, que representam os noivos, uma vez que relação e vida do casal é feita a dois.
Com a mesma massa podem tender-se formas mais simples, como ferraduras e bolinhas (polvilhadas com açúcar e enfeitadas com uma noz), sendo estas últimas confecionadas sobretudo na altura dos Santos. Nesta festividade do dia de Todos os Santos, em Torres Novas, estes bolos integram a tradição popular do “pão por Deus”, pedido pelas crianças e partilhado entre familiares, vizinhos e amigos.
Ingredientes:
- 10 g de fermento de padeiro
- 100 ml de azeite
- 50 g de manteiga
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sobremesa) de canela
- 1 colher (sobremesa) de erva-doce
- 10 g de sal
- 1,4 kg de açúcar amarelo
- 2,5 limões (sumo e raspa)
- 2,9 kg de farinha
- água q.b.
- ovo batido p/ pincelar
Confeção:
Para preparar a massa lêveda, coloque 400 g de farinha em monte num recipiente largo, faça-lhe um buraco ao centro e deite nele o sal e o fermento de padeiro (dissolvido num pouco de água morna).
Amasse e deixe levedar cerca de 15 minutos, até a massa apresentar um aspeto rendilhado no interior.
Faça um buraco na massa e deite dele a restante farinha, a canela, a erva-doce, o bicarbonato de sódio, o açúcar e a raspa dos limões..
Amasse novamente e, aos poucos, regue o preparado com o azeite e a manteiga a ferver, desfazendo os torrões que se formam.
Junte o sumo dos limões e amasse muito bem, acrescentando, aos poucos, a água necessária para obter uma massa boa para tender (deve ter uma consistência ligeiramente mais dura que a massa do pão).
Unte a superfície da massa com azeite, cubra com película aderente e deixe levedar durante 3 horas, num local tépido. Tradicionalmente é feita uma cruz na massa antes de a pôr a levedar e, quando a cruz desaparecer, é sinal que a massa está lêveda.
Antes de tender a massa, unte e polvilhe os tabuleiros do forno com farinha. Reserve.
Polvilhe a bancada da cozinha com farinha e tenda os bolos com a sua forma típica, a lembrar um oito. Para tal, siga os passos descritos abaixo:
- Retire uma boa porção de massa e forme um rolo grosso, de onde vai retirando pedaços com cerca de 200 g.
- Role cada um deles sobre a bancada até formar um cilindro, cujas pontas se achatam com a palma da mão.
- Com ambas as mãos, aperte o rolo ao meio, formando duas «cabeças».
- Dobre a massa, sobrepondo as «cabeças», e aperte novamente com as mãos, dando origem a quatro «cabeças» ou uma cruz.
- Sobreponha duas das «cabeças», calcando com os dedos para unir a parte superior e inferior.
Coloque os bolos nos tabuleiros polvilhados de farinha, pincele com ovo batido e leve a cozer, em forno bem quente (± 250º C), cerca de 10-15 minutos.
NOTA:
Para deixar os bolos mais saborosos, junte uma proporção superior de erva-doce e canela (1 colher de sopa rasa de cada).
Fontes: https://www.memoriamedia.net/index.php/bolos-de-cabeca; https://www.youtube.com/watch?v=UhNrfp0OhNU e https://club.nersant.pt/empresas/detalhes.aspx?id=375 (fotos)
muito bons
super facil , e muito bons
Só 10g de fermento é suficiente?
Boas, fazem bolos de cabeça e à a possibilidade de enviar para a Figueira da Foz?
Assim como outroas especialidades de bolos regionais daí de Torres Novas ?
Obrigado
Estas considerações acerca do Bolo de Cabeça de Torres Novas, ou melhor, da aldeia de Lapas, não estão corretas.
Obrigado pelo comentário, poderia nos informar o que considera errado na receita, pois existem diversas variações e gostaríamos de divulgar de forma correta.