O bolo na caneca ganhou a sua expressão popular nos Estados Unidos, onde a receita, de origem inglesa, terá sido implementada no decorrer do século XIX. Aí recebeu o nome de cup cake por ser feito e medido na caneca. Este novo conceito revolucionou o universo culinário, não só pela facilidade na medida e pesagem dos ingredientes, mas também por o bolo ser levado ao forno em doses individuais (na altura eram usadas chávenas, canecas e até mesmo latas), o que tornava a cozedura muito mais rápida. A partir daí, a receita espalhou-se e popularizou-se pelo mundo inteiro, fazendo hoje as delícias de muitos de nós.
De todas as variações existentes (banana, limão, baunilha…), a de chocolate foi a que ganhou mais relevo. As crianças e jovens são grandes apreciadores deste tipo de bolos e, não raro, fazem as suas primeiras experiências culinárias preparando o seu próprio bolo na caneca. Isto deve-se ao facto de ser um bolo muito simples e rápido de preparar, bastam 5 minutos no micro-ondas.
Particularmente apreciado nos dias frios de inverno, este bolo é ideal para quando nos apetece algo bem doce e temos pouco tempo para o fazer. A calda é opcional, mas torna o bolo ainda mais apetitoso, sendo também muito comum o polvilho com açúcar em pó.
Ingredientes:
Para o bolo
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 4 colheres (sopa) de leite
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de farinha
Para a calda de chocolate
- 1 colher (chá) de manteiga
- 1 ou 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Confeção:
Ponha o ovo numa caneca de 300 ml e bata bem.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate, batendo de novo.
Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
Leve a cozer no micro-ondas, durante 3 minutos, na potência máxima.
Para a calda, misture todos os ingredientes e leve ao no micro-ondas (30 segundos), na potência máxima. Deite a calda, ainda quente, sobre o bolo.
Dicas:
- As colheres da farinha, do chocolate e do açúcar são rasas; se estiverem muito cheia, o bolo vai ficar duro.
- Se deseja desenformar o bolo da caneca, deite a massa numa caneca untada com margarina e polvilhada com farinha.