O bolo de ananás teve a sua época de glória nos anos 80 do século passado, não havendo festa ou encontro em que não marcasse presença. Independentemente da forma como é apresentado (com ou sem cereja, com o formato redondo ou retangular), este bolo faz normalmente as delícias de todos à mesa.
Nesta receita, são adicionadas natas à massa, que fica particularmente húmida como tanto se aprecia no bolo de ananás. A apresentação difere do habitual, pois o ananás não é colocado às rodelas, mas sim picado e afundado na massa.
Ingredientes:
- ½ saco de fermento em pó
- 125 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 1 saquinho de açúcar baunilhado
- 200 g de farinha
- 2 ovos
- 300 ml de natas batidas
- 500 g de ananás em calda
Confeção:
Misture muito bem a manteiga amolecida com o açúcar.
Adicione os ovos, um de cada vez, e acrescente, em chuva, a farinha misturada com o fermento e o açúcar baunilhado.
Bata ligeiramente as natas e junte-as ao preparado.
Deite a massa numa forma untada e polvilhada e deixe cozer, durante 20 minutos, em forno pré-aquecido a 180º C.
Escorra o ananás da calda e pique-o.
Retire a forma do forno e afunde o ananás picado na massa. Leve novamente ao forno e termine a cozedura, deixando mais 30 minutos.
Deixe o bolo arrefecer na forma.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.