O bolo do caco é um pão de trigo típico do arquipélago da Madeira. Embora não se tratando propriamente de um doce, esta é uma das receitas tradicionais portuguesas que merece destaque neste espaço.
Pode ser consumido como entrada, acompanhamento ou mesmo como iguaria principal. Normalmente, é barrado com manteiga de alho a derreter, doces ou compotas, podendo também ser a base de uma sandes.
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 150 ml de água + q.b. p/ cozer as batatas-doces
- 25 g de fermento de padeiro
- 750 g de batata-doce
Confeção:
Descasque as batatas, leve-as a cozer em água e reduza-as a puré.
Desfaça o fermento na água e acrescente o sal.
Coloque a farinha numa superfície limpa, abra um buraco no meio e deite nele a batata-doce e o fermento. Deixe a massa fermentar durante 2 a 3 horas.
Quando a massa de pão estiver lêveda, divida-a em bolas e achate-as (numa superfície polvilhada com farinha) de modo a formar uma bolacha com a espessura de 3 cm e aproximadamente um palmo de diâmetro.
Coloque as bolachas no caco (frigideira de pedra mole) ou numa chapa bem quente e deixe cozer até ganhar uma crosta fina, mas ligeiramente queimada. Vire-as e deixe cozer igualmente do outro lado. Depois, rode os bolos do caco, já cozidos, de modo a alourar também os bordos.
Sou escritora mas gosto muito de culinária – fazer coisas gostosas para meus netos é tudo de bom.
uma delicia mto.bom…..
Soy de Argentina y lo probé en Madeira, muy ricooo